Trem-bala São Paulo-Rio é autorizado pela ANTT, mas é visto com desconfiança pelo mercado

A construção do trem-bala entre São Paulo e Rio foi um tema recorrente durante o governo Dilma Rousseff e levou à criação de uma estatal

Por Plox

24/02/2023 02h25 - Atualizado há mais de 1 ano

ANTT autoriza TAV Brasil a construir e operar trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou a empresa TAV Brasil a construir e operar uma linha ferroviária de alta velocidade, também conhecida como trem-bala, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro. O projeto prevê um trajeto de 380 quilômetros, com trens circulando a uma velocidade máxima de 350 km/h, permitindo uma viagem entre a zona norte de São Paulo e a zona oeste do Rio em 1h30, segundo a empresa.

A proposta, no entanto, é vista com desconfiança pelo mercado, já que o trem-bala entre as duas cidades é um projeto antigo que nunca saiu do papel. O investimento estimado é de R$ 50 bilhões, e a ANTT afirma que a TAV tem 30 dias para assinar o contrato.

A construção do trem-bala entre São Paulo e Rio foi um tema recorrente durante o governo Dilma Rousseff e levou à criação de uma estatal. No entanto, o projeto nunca saiu do papel. Segundo especialistas, o modelo de autorização de ferrovias instaurado pelo governo Bolsonaro tem o objetivo de agilizar investimentos no setor, mas apenas aqueles que têm carga dedicada, isto é, que ligam regiões produtoras a portos para exportação, são vistos como viáveis.

Com a autorização da ANTT, a TAV Brasil tem permissão para construir a ferrovia até 2031, com início das operações em 2032. No entanto, a empresa terá que obter todas as licenças necessárias para o projeto, incluindo a licença ambiental prévia e a licença de operação. A TAV Brasil é uma empresa recente, criada em fevereiro de 2021, e tem como sócios Infra SA Investimentos, Global Ace Participações e Investimentos e o advogado Marcos Joaquim Gonçalves Alves.

 

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