Janja publica vídeo com águia da Portela antes do desfile e apaga após críticas

Primeira-dama divulgou imagem do principal símbolo da escola, mantido em segredo até a Sapucaí, e recebeu reprovação de internautas

Por Plox

24/02/2025 11h13 - Atualizado há 4 meses

A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, foi alvo de críticas nas redes sociais após visitar o barracão da Portela, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (21). Durante a visita, ela publicou um vídeo mostrando a águia da escola de samba, elemento tradicionalmente mantido em sigilo até o desfile oficial na Marquês de Sapucaí. Após a repercussão negativa, o vídeo foi apagado.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Vazamento gera reações nas redes

No vídeo compartilhado por Janja, era possível vê-la caminhando pelo barracão e conhecendo os preparativos para o desfile. Em determinado momento, a gravação exibiu a frente da águia, maior símbolo da Portela, que neste ano homenageará o cantor Milton Nascimento. A escola será a quarta a se apresentar na terça-feira de Carnaval, dia 4 de março.

A publicação gerou grande insatisfação entre internautas, que classificaram o ato como um desrespeito à tradição do Carnaval carioca. Comentários nas redes sociais apontaram o vazamento como um “descaso absurdo” e uma “ignorância absurda”. Um usuário criticou: “Simplesmente bizarro”. Outro comentou indignado: “O que ela fez com a Portela e com o Carnaval carioca NÃO SE FAZ! Como sai filmando e vazando o desfile inteiro, incluindo a águia, que é um dos maiores símbolos do carnaval carioca?”.

Outro internauta destacou a importância do sigilo sobre o carro alegórico: “Um dos maiores charmes da Portela é a expectativa sobre como virá a Águia, símbolo da Escola. É proibido fotografar e filmar a Águia antes do desfile. ‘Janja’ visitou a Portela, fez fotos e vídeos e mostrou... A Águia. Gente sem noção.”

Portela classifica episódio como "descuido"

A escola de samba se pronunciou sobre o ocorrido por meio de nota enviada ao portal Léo Dias. Segundo o comunicado, houve um acordo prévio para que a imagem da águia não fosse divulgada antes da hora. “Isso foi super alinhado entre a equipe da primeira-dama com a diretoria da Portela. As pessoas esperam muito da águia, é o nosso símbolo maior”, afirmou a escola.

Ainda na nota, a agremiação minimizou o impacto do vazamento: “Foi mais um descuido. De repente, erros acontecem, mas isso não vai estragar nenhuma surpresa para o Carnaval da Portela. Foi só um pedacinho de uma coisa enorme e linda que todo sambista e todo portelense merece.”

Destaques