Governo de SP abre 2.122 vagas gratuitas em 105 cursos de formação cultural

Inscrições começam nesta terça (24) e seguem até 8 de março; formações presenciais e online atendem a cadeia produtiva da cultura em todo o estado

24/02/2026 às 07:59 por Redação Plox

O governo de São Paulo abre nesta terça-feira (24) 2.122 vagas gratuitas em 105 cursos voltados a diferentes áreas da cadeia produtiva da cultura em todo o estado. As inscrições vão até 8 de março, pelo site do programa, e são destinadas a pessoas a partir de 16 anos.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e oferece formações presenciais e online na capital, na Grande São Paulo e em cidades do interior.


Há cursos em áreas tradicionais, como gastronomia, artesanato e moda, além de formações em setores de tecnologia, como desenvolvimento de games e design digital.

Há cursos em áreas tradicionais, como gastronomia, artesanato e moda, além de formações em setores de tecnologia, como desenvolvimento de games e design digital.

Foto: Divulgação


Os cursos contemplam desde áreas tradicionais, como gastronomia, artesanato e moda, até setores ligados à tecnologia, como desenvolvimento de games e design digital. Também estão na programação temas como gestão cultural, captação de recursos, produção musical, artes cênicas, preservação de acervos, audiovisual, fotografia e gestão de carreira e de projetos culturais.

Oferta de cursos na capital, região metropolitana e interior

Na capital paulista, serão oferecidos 48 cursos presenciais. As atividades serão realizadas no Complexo Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), no Instituto André Franco (Jardim do Lago), no Laboratório de Roupas (Sumaré) e no SEST/SENAT (Vila Jaguará). Além disso, haverá 13 cursos online.

Na Grande São Paulo, estão previstos 12 cursos, distribuídos entre Cajamar, Carapicuíba, Guarulhos, Osasco, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Suzano.

No interior, há vagas presenciais em diferentes regiões, além de opções remotas. Cidades como Araçatuba, Campinas, Marília, Bauru, Registro, Santos, São José dos Campos e Sorocaba recebem turmas do programa.

Na divisão regional, a oferta é a seguinte:

  • Região Central (Araraquara): 2 cursos, em Araraquara e São Carlos.
  • Região de Barretos: 1 curso em Ilha Solteira.
  • Região de Bauru: 1 curso em Barra Bonita.
  • Região de Campinas: 15 cursos em Amparo, Campinas, Jundiaí, Limeira, Lindóia e Pirassununga.
  • Região de Marília: 2 cursos em Marília.
  • Região de Registro: 1 curso em Cananéia.
  • Região de Santos: 7 cursos em Guarujá, Peruíbe, Praia Grande e Santos.
  • Região de São José dos Campos: 1 curso em São Sebastião.
  • Região de Sorocaba: 2 cursos em Tatuí e Jumirim.

Como funciona o CultiSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura

O CultiSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura é voltado à formação e qualificação do setor cultural e criativo. O programa é estruturado em seis escolas temáticas, que abrangem áreas como artes cênicas, produção musical, cenografia, curadoria, gestão de museus, audiovisual, games, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e empreendedorismo cultural.

O Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro também integra a ação, com foco no fortalecimento de grupos artísticos e na valorização das culturas regionais.

De acordo com o governo do estado, em 2025 o programa realizou 308 cursos, com 359 turmas, que somaram 7.394 alunos matriculados em 371 municípios paulistas. Também foram feitos cerca de 5 mil atendimentos em palestras de difusão.

Serviço: inscrições e quem pode participar

Inscrições: até 8 de março.

Onde: site do CultiSP Pro.

Quem pode participar: pessoas a partir de 16 anos.

Contato: [email protected].

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a