Rio inicia vacinação contra dengue com imunizante do Butantan para profissionais de saúde
Campanha começou nesta terça (24) em 100 unidades da Atenção Primária; cidade recebeu 12.500 doses e a ampliação depende de novas remessas
24/02/2026 às 12:33por Redação Plox
24/02/2026 às 12:33
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A cidade do Rio de Janeiro iniciou nesta terça-feira (24) a vacinação contra a dengue com o novo imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan. Nesta primeira etapa, a aplicação é restrita aos profissionais que atuam em clínicas da família e centros municipais de saúde, priorizando quem está na linha de frente do atendimento à população.
Imunizante de dose única do Butantan é aplicado, nesta primeira fase, em trabalhadores de 100 unidades com maior número de casos em 2025.
Foto: Freepik
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 100 unidades da Atenção Primária foram selecionadas com base no número de atendimentos por dengue registrados em 2025. O objetivo é proteger inicialmente os trabalhadores desses serviços, que têm contato direto e constante com pacientes.
O município recebeu 12.500 doses para o início da campanha. A vacina é de dose única, indicada para pessoas de 15 a 59 anos que ainda não tenham sido imunizadas contra a doença. O imunizante protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue e tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A ampliação da vacinação para outros grupos dependerá do envio de novas remessas pelo Ministério da Saúde.
Quem pode se vacinar e quais são as restrições
A vacina não é indicada para gestantes, pessoas imunocomprometidas ou indivíduos com histórico de alergia grave a componentes da fórmula. Quem recebeu outras vacinas recentemente deve respeitar o intervalo recomendado pelos profissionais de saúde antes de tomar a dose contra a dengue.
Imunização de crianças e adolescentes segue com Qdenga
Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, permanece disponível a vacina Qdenga, aplicada em duas doses. A imunização ocorre em 240 pontos da rede municipal, entre clínicas da família, centros de saúde e unidades do Super Centro Carioca de Vacinação.
Desde o início da campanha para esse público, em 2024, cerca de 206 mil crianças e adolescentes receberam a primeira dose, e 104 mil completaram o esquema vacinal.
Casos e mortes por dengue em 2025
Em 2025, o Rio de Janeiro já registra 9.291 casos de dengue e quatro mortes relacionadas à doença, um cenário que reforça a importância da ampliação progressiva da cobertura vacinal no município.