Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Prazo para tirar título de eleitor se encerra em 4 de maio

Prazo para alistamento eleitoral e transferência termina na mesma data

24/03/2022 às 12:33 por Redação Plox

Os cidadãos adultos e os jovens de 16 e 17 anos que pretendam votar nas eleições 2022 não devem deixar para a última hora para tirar seu título no cartório eleitoral ou solicitar transferência de município, em caso de mudança de localidade. 

Quem antecipar a ida ao cartório eleitoral poderá evitar as filas nos dias que antecedem o fechamento do cadastro de eleitores para o pleito deste ano. O prazo para alistamento eleitoral e transferência termina no dia 4 de maio.

Esta também é a data final para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município pedir a alteração de endereço no seu título eleitoral. O prazo vale, ainda, para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e sem obstáculos de ordem urbana.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.

Documentos

Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com os seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou de casamento; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação com o serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino. 

A apresentação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte exigirá complementação documental para suprir os dados necessários à emissão do título.

No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

Compartilhar a notícia

Veja também
Mais de metade dos brasileiros desaprovam governo Lula, diz pesquisa Quaest
POLíTICA

Mais de metade dos brasileiros desaprovam governo Lula, diz pesquisa Quaest

Pesquisa Genial/Quaest revela aumento contínuo na rejeição ao governo desde julho e aponta que maioria acredita que Lula faz gestão pior que a de Bolsonaro

 Foto: Bruno Peres/Secretaria-Geral da Presidência
POLíTICA

Escândalos de gastos públicos abalam alta cúpula do governo Lula

Questionamentos sobre uso de recursos públicos atingem Márcio Macêdo, Juscelino Filho, Silvio Costa Filho e Silvio Almeida

Como a dívida de Minas Gerais com a União chegou a R$ 170 bilhões
POLíTICA

Como a dívida de Minas Gerais com a União chegou a R$ 170 bilhões

Desde 1998, sucessivos governos buscaram alternativas legais e judiciais para conter o crescimento da dívida estadual com o governo federal

Bolsonaro deixa prisão domiciliar e é levado com urgência ao hospital
POLíTICA

Bolsonaro deixa prisão domiciliar e é levado com urgência ao hospital

Ex-presidente apresentou crises de soluço, vômito e pressão baixa; estado de saúde já preocupava desde exames anteriores