Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Promotor de Ipatinga traz detalhes sobre prisão de suspeitos de crimes sexuais

Homem estava em Portugal. Crime ocorreu em Santana do Paraíso

24/03/2023 às 20:38 por Redação Plox

O Promotor Jonas Júnio Linhares Costa Monteiro, da 11ª Promotoria de Justiça deu uma entrevista coletiva no fim da tarde desta sexta-feira (24) para trazer mais detalhes sobre o caso do homem, de 34 anos, extraditado de Portugal, acusado de estuprar uma adolescente, de 12 anos, em Santana do Paraíso.


 

Entenda o caso

A Polícia Federal, representante da Interpol em Minas Gerais, extraditou o acusado nessa quinta-feira (23). O homem foi preso em Portugal, em novembro de 2022. Segundo a Polícia Federal (PF), o foragido foi escoltado por policiais federais em voo vindo de Lisboa e desembarcou no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais, no final da tarde de ontem.

Promotor Jonas Júnio Linhares Costa Monteiro, da 11ª Promotoria de Justiça

 

O indivíduo foi condenado a 8 anos de reclusão pelo crime, previsto na Lei 8.072/90 c/c art. 61, inciso I, do Código Penal. O Núcleo de Cooperação Internacional/Interpol da Polícia Federal em Minas Gerais incluiu o mandado de prisão, expedido pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Ipatinga-MG, na lista de foragidos internacionais.

Foto: divulgação Polícia Federal

 

A medida possibilitou a extradição e permitiu que a polícia portuguesa localizasse e detivesse o acusado em solo lusitano. O homem foi encaminhado para a penitenciária José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, onde ficará à disposição da Justiça.

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, o crime ocorreu no loteamento Aldeia dos Lagos, em Santana do Paraíso, no Vale do Aço. A vítima estava com seus familiares em uma festa realizada em uma chácara pertencente ao homem. Durante a noite, quando a adolescente foi se deitar, o acusado entrou no quarto e cometeu os abusos.
Outros crimes
Um homem de 70 anos foi preso pela Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP) nesta sexta-feira (24), em Redenção, no estado do Pará. Ele era foragido da Justiça de Minas Gerais desde junho de 2021, depois de ter sido sentenciado por pedofilia e estupro de vulnerável. A prisão foi realizada pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, durante a operação "Candura".

O acusado, identificado como J.S.G., é acusado dos crimes previstos no artigo 240 do Estatuto da Criança e do Adolescente, com a produção de vídeo contendo cena de sexo ou pornografia, prevalecendo-se de relações domésticas com as vítimas, artigo 241-A, além do crime previsto no artigo 217 do Código Penal - estupro de vulnerável. Um dos crimes foi cometido na área rural de Ipaba, entre os anos de 2019 e 2020. A vítima foi uma menina de 9 anos. O homem aproveitou-se do fato de ser namorado da avó da criança, aproximou-se afetivamente da vítima e lhe dava material escolar, balas, doces e outros presentes. Com isso, passou a ter uma relação de abuso sexual da criança, conforme consta no processo.

Segundo informações divulgadas pela PF, para tentar enganar a polícia, o foragido utilizava documentos falsos e vivia normalmente no interior do Pará. A prisão foi realizada pelos policiais da FTSP em Governador Valadares, em Minas Gerais, que contaram com a colaboração das delegacias de Redenção/PA e São Sebastião da Boa Vista/PA. A operação foi denominada "Candura" em referência às vítimas de abuso, que são menores de quatorze anos e vivem uma vida de pureza, inocência e alvura.

Compartilhar a notícia

para você
Carlos Calazans
EMPREGO

Superintendente estadual do Ministério do Trabalho e Emprego visita Ipatinga

Carlos Calazans irá tratar de assuntos ligados à geração de emprego, formação de mão de obra especializada, detalhamento das ações do Ministério no Vale do Aço e recepção de demandas.

Rodrigo Pacheco
EDUCAçãO

Professor do Vale do Aço, que recebeu Prêmio de Literatura Clarice Lispector, fala ao Plox

Rodrigo Cristiano ganhou prêmio na categoria "Melhor Livro Infantil" com obra que aborda câncer infantil de forma sensível e acessível

FAMOSOS

Carlos Souto - Dia do Portador de Epilepsia é comemorado na AAPE

A entidade tem sua sede no bairro Caravelas em Ipatinga

Ação social usiminas
ECONOMIA

Atuação social da Usiminas impacta cerca de 200 mil pessoas no Vale do Aço em 2022

Balanço de ações aponta presença da empresa em iniciativas culturais, sociais, de empreendedorismo, sustentabilidade e formação para as comunidades