Nova Lima confirma um caso de meningite bacteriana

Doença foi diagnosticada em uma criança, que já está hospitalizada

Por Plox

24/04/2019 10h55 - Atualizado há cerca de 5 anos

Uma criança está internada com diagnóstico de meningite bacteriana, em Nova Lima, Minas Gerais. O caso foi confirmado na tarde dessa terça-feira, 23 de abril, pela Prefeitura do município e a menina segue com quadro estável.

Conforme a prefeitura todas as medidas estão sendo tomadas, e a criança está sob acompanhamento, avaliação do histórico vacinal, profilaxia dos contatos íntimos e vigilância de novos casos. Os sintomas foram percebidos no dia 6 de abril. Como não há notificação de outros casos, não é registrado surto na cidade.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Vacina para a doença é disponibilizada pelo SUS- Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil 

O Dia Mundial de Combate à Meningite é lembrado em 24 de abril. A doença causa uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. É uma doença séria que pode ser fatal. A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente). Entre outros, o sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza doses que protegem contra alguns agentes causadores da doença, como vacina BCG, a tríplice viral, a vacina contra catapora, a vacina pentavalente, a vacina meningocócica C conjugada e vacinas pneumocócicas conjugadas 10 valente.

Atualizada às 12h25

Destaques