Ipatinga oferece plataforma Google for Education em 27 escolas municipais

Aprendizado por meio de aplicativo de produção de conteúdo pedagógico, com utilização de Chromebooks, deverá alcançar 10 mil alunos

Por Plox

24/04/2019 08h05 - Atualizado há quase 5 anos

Com a introdução de moderna tecnologia em salas de aula, a rede municipal de educação de Ipatinga está dando um salto qualitativo de grande amplitude nesta semana, galgando novos degraus rumo ao alvo de se tornar uma das mais completas e eficientes no ranking estadual. Nesta terça-feira (23), acompanhado da secretária da área, Eva Sônia, o prefeito Nardyello Rocha participou, em duas unidades de ensino locais, da entrega dos primeiros Chromebooks a serem utilizados nas classes como instrumento de apoio didático e facilitação dos aprendizados. Os equipamentos eletrônicos criados para a Educação têm tela de 11 polegadas, dotados do sistema operacional Chrome OS. Os computadores educacionais darão acesso às ferramentas empregadas a partir da implantação da plataforma Google For Education.

Foto: divulgação PMI
Prefeito Nardyello Rocha lembrou do compromisso de fazer da Educação de Ipatinga um modelo nacional. Foto: divulgação PMI

Os primeiros educandários contemplados são as Escolas Municipais Chirlene Cristina Pereira e Deolinda Tavares Lamego, ambas do bairro Bethânia. Elas receberam 70 e 175 Chromebooks, respectivamente. Vão dispor da tecnologia os estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A expectativa é de que até a 1ª quinzena de maio todas as 27 escolas que atendem ao Ensino Fundamental estejam equipadas com os Chromebooks, alcançando cerca de 10 mil estudantes. 

Em novembro do ano passado, com o envolvimento das secretarias municipais de Educação e de Dados, a Prefeitura de Ipatinga implantou a plataforma Google for Education, totalmente gratuita para professores e alunos da rede municipal, e adquiriu 2.750 Chromebooks que serão usados em salas de aula. Ipatinga é a primeira cidade do Colar Metropolitano do Vale do Aço a implantar o sistema nas escolas públicas. O projeto local está entre os três mais avançados do país em termos de estrutura, equipamentos e formação para a implantação da Google for Education.

Foto: divulgação PMI
Os alunos Emanuel Augusto, do 7º ano, e Esther Luizy, do 8º ano, matriculados na Escola Chirlene Cristina, foram os primeiros a receberem das mãos do prefeito os novos equipamentos. Foto: divulgação PMI


Meta ambiciosa
O prefeito Nardyello Rocha fez questão de comparecer às duas escolas municipais para realizar a entrega simbólica dos primeiros equipamentos aos alunos, professores e diretores. Na oportunidade, o chefe do Executivo voltou a enfatizar que a meta da atual administração é fazer da Educação de Ipatinga a melhor de Minas Gerais.  “Sabemos que é algo ambicioso, tornar Ipatinga um modelo estadual no que diz respeito ao ensino. Porém, não tenho dúvidas de que com os investimentos que estão sendo feitos e o excelente material humano de que dispomos, vamos conseguir. Somos os primeiros do Colar Metropolitano do Vale do Aço a trazer essa tecnologia para as salas de aulas da rede pública. Ficamos à frente até de muitas capitais brasileiras ao colocar em prática o uso dos Chromebooks. O meu desejo é que os alunos da rede pública se tornem competitivos e não percam em nada para aqueles que optaram pelas escolas particulares”, disse o prefeito. 

A secretária municipal de Educação, Eva Sônia, frisou aos alunos a importância do recebimento destes equipamentos. “A nossa Administração quer mostrar, efetivamente, que se preocupa com a Educação de cada um de vocês. O prefeito não tem medido esforços, mesmo diante da crise financeira que os municípios estão vivendo, para investir e garantir o futuro dos alunos. Portanto, aproveitem a oportunidade e estudem, dando o melhor de cada um de vocês”.

Os alunos Emanuel Augusto, do 7º ano, e Esther Luizy, do 8º ano, matriculados na Escola Chirlene Cristina, foram os primeiros a receberem das mãos do prefeito os novos equipamentos. “Esse laptop vai ajudar muito os nossos estudos, principalmente porque teremos uma nova ferramenta do Google para nos auxiliar. Estou muito animado”, disse Emanuel. 

Foto: divulgação PMI
Aprendizado por meio de aplicativo de produção de conteúdo pedagógico, com utilização de Chromebooks, deverá alcançar 10 mil alunos. Foto: divulgação PMI

Google for Education
A plataforma Google for Education proporciona a professores e alunos uma nova forma de estudo dentro da sala de aula. A tecnologia possibilita aos educadores oferecer um aprendizado personalizado, garantindo melhor desempenho de suas turmas. Com ela, os professores podem estabelecer turmas específicas, distribuir tarefas, dar notas, enviar feedbacks e acompanhar tudo em um único ambiente virtual. Os alunos se beneficiam com as facilidades da plataforma e ganham mais tempo para aprendizagem.

A secretária Eva Sônia Rodrigues explica que os alunos terão acesso aos Chromebooks conforme a necessidade do professor, que irá agendar o uso dos equipamentos em sala de aula dentro de um planejamento pedagógico. “Antes dos equipamentos chegarem às mãos dos alunos, nós tivemos o cuidado de preparar os professores com cursos de capacitação que estão sendo oferecidos desde o ano passado, por uma empresa credenciada pela Google. Um de nossos objetivos é que os estudantes tenham consciência de que a Internet pode ser usada para a sua evolução e produtividade”, observou. 

Projeto pedagógico
O gestor de Formação Wellington Maciel, representante da empresa responsável pela capacitação dos professores da rede pública de Ipatinga para a implantação dos Chromebooks, ressalta que os equipamentos trazem um ganho tecnológico e educacional enorme aos alunos.  “É um grande salto. Por isso foi necessária a capacitação dos professores. E contamos também com o envolvimento dos pais e a conscientização dos alunos. A rede será usada dentro de um projeto pedagógico amplo, e tudo aquilo que era feito de forma analógica poderá ser tratado em um ambiente virtual”, detalhou. 

Para acessarem os recursos do Chromebook, foram criadas contas com espaços ilimitados para os alunos com o domínio aluno.edu.ipatinga.mg.gov.br, dentro do ambiente virtual Classroom (sala de aula). A partir do endereço eletrônico, os estudantes terão acesso a tudo aquilo que foi compartilhado pelo professor. O aluno poderá ainda criar e receber tarefas, além de trocar informações por meio de e-mail e mensagens instantâneas.
 

Destaques