Ipatinga adia implantação de Hospital de Campanha
Por Plox
24/04/2020 07h37 - Atualizado há cerca de 5 anos
Inicialmente projetada para o fim do mês de abril, o Executivo ipatinguense decidiu adiar a implantação do Centro de Internação e Tratamento de Pacientes por Coronavírus, que deveria funcionar na Escola Estadual Canuta Rosa. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23). A razão é a demanda ainda insuficiente para o equipamento, já que, de acordo com as orientações do Estado, para efetivar a construção de um Hospital de Campanha o município precisa ter esgotado toda a capacidade de leitos para internação nas unidades hospitalares de uso regular.
Foto: Divulgação
Contudo, a Administração municipal ainda se mantém precavida em relação a um possível aumento de casos e, em consequência disso, a necessidade do uso emergencial de leitos. “Não vamos parar com tudo. A escola Canuta Rosa continuará sendo um ponto de apoio, até porque, como tínhamos dito antes, ela está próxima do Hospital Municipal e também do SAMU. Estamos preparados para, de imediato, instalar inicialmente 40 leitos, caso haja necessidade. A prevenção ainda continua sendo a premissa desse Governo”, disse o prefeito Nardyello Rocha.
Decisão
Na última segunda-feira, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Márcio Cunha e Gerência Regional de Saúde realizaram uma reunião de alinhamento das ações do plano de contingência para a microrregião de saúde de Ipatinga, que inclui, além da própria cidade, mais 13 municípios. No encontro ficou definido que uma das premissas para abertura do Hospital de Campanha seria a ocupação total dos leitos existentes.
Foto: Divulgação PMI
Nível de ocupação
A Secretaria de Saúde de Ipatinga informou que, até esta quinta-feira (23), o Hospital Municipal Eliane Martins apresentava um índice de 71% na ocupação geral dos leitos, em decorrência de diversas doenças. No HMEM, há 16 leitos específicos para Covid-19, sendo sete destinados a UTI. De três pacientes internados no hospital por suspeita de Coronavírus, um se encontrava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Já no Hospital Márcio Cunha, a ocupação por diversos tipos de enfermidades era de 62% nesta quinta. Do total de leitos, 39 são reservados para casos de Covid-19. De 14 pessoas internadas com suspeita da doença, oito encontravam-se na UTI.