Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Vídeo: Sergio Moro confirma saída do Governo Bolsonaro

24/04/2020 às 14:21 por Redação Plox

O agora ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, anunciou sua saída do ministério em uma coletiva de imprensa no início da tarde desta sexta-feira (24), na sede do Ministério da Justiça. Moro se mostrou bastante insatisfeito com a saída do ex-Diretor-Geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, o que motivou sua renúncia do cargo. 

Moro destacou a importância da autonomia da PF e de Valeixo em fazer valer decisões da Justiça. Sergio Moro lembro do dia em que foi convidado por Bolsonaro para assumir o ministério, afirmando que teria “carta branca” do presidente para poder indicar pessoas para cargos específicos, relacionados a Segurança Pública e garantir o combate à corrupção.

{"preview_thumbnail":"/sites/default/files/styles/video_embed_wysiwyg_preview/public/video_thumbnails/7GfD2zTmxSI.jpg?itok=ildTqK6E","video_url":"https://www.youtube.com/watch?v=7GfD2zTmxSI","settings":{"responsive":1,"width":"854","height":"480","autoplay":1},"settings_summary":["Embedded Video (Responsivo, autoplaying)."]}

Condições

Moro externou durante a coletiva, o pedido feito para Jair Bolsonaro antes de aceitar o cargo em seu governo. O ex-ministro disse que, como ele estaria abandonando sua função de juiz, caso lhe acontecesse alguma coisa, que sua família não ficasse desamparada e recebesse uma pensão. Segundo ele, nada foi questionado pelo presidente, inclusive informando publicamente que teria carta branca para gerir o ministério da Justiça.

Interferência Política

Em reunião com Bolsonaro nessa quinta-feira (23), Sergio Moro afirmou na coletiva que alertou o presidente que a troca de Valeixo seria um tipo de interferência política e atrapalharia os trabalhos. “Eu falei com o presidente que isso seria interferência política e ele disse que ‘seria mesmo’”, relatou Moro.

Moro disse que Jair Bolsonaro queria uma pessoa de confiança dele no cargo. Sobre o “pedido” de Maurício Valeixo em deixar a função de Diretor-Geral, Moro afirmou que isso não seria totalmente verdadeiro, pois seria o desejo de todo policial federal ocupar a direção-geral da PF.

Polêmica sobre a saída de Moro

Toda a polêmica se deu após a decisão do presidente Jair Bolsonaro de exonerar o ex-Diretor-Geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, o que contrariou o ministro da Justiça, Sergio Moro. Na manhã desta sexta-feira (24), foi publicada no Diário Oficial da União, a exoneração de Valeixo.

Ontem (23), ao saber da demissão de seu indicado ao comando da PF, Moro chegou a entregar uma carta de demissão ao presidente Bolsonaro, o que estremeceu a relação entre os dois. A informação foi divulgada pelo PLOX. Bolsonaro já havia falado que nenhum de seus auxiliares é insubstituível. Um exemplo é o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que foi demitido em meio à pandemia no país, o que contrariou boa parte da população brasileira.

O documento de exoneração de Valeixo aparece com assinaturas de Bolsonaro e de Sergio Moro. Contudo, ao que tudo indica nos bastidores, essa assinatura do ministro da Justiça é apenas de praxe e o mesmo teria assinado sem consentimento.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Governo lança guia com restrições para uso de celulares por menores
POLíTICA

Governo lança guia com restrições para uso de celulares por menores

Documento recomenda que crianças com menos de 12 anos não tenham celulares próprios e alerta para riscos do uso excessivo de telas

Correios atenderão vítimas de fraude no INSS a partir do dia 30
POLíTICA

Correios atenderão vítimas de fraude no INSS a partir do dia 30

Mais de 1,8 milhão de aposentados e pensionistas já solicitaram ressarcimento por descontos indevidos

Janja se emociona e destaca coragem em discurso sobre mulheres
POLíTICA

Janja se emociona e destaca coragem em discurso sobre mulheres

Primeira-dama falou sobre desafios e violência contra mulheres

Bolsonaro deixa hospital após cirurgia e é ovacionado por apoiadores
POLíTICA

Bolsonaro deixa hospital após cirurgia e é ovacionado por apoiadores

Ex-presidente recebeu alta neste domingo (4) após três semanas internado em Brasília e foi recebido com gritos e orações

para você
Secretaria de Fazenda de Minas Gerais abre parcelamento do IPVA 2025 vencido
ECONOMIA

Secretaria de Fazenda de Minas Gerais abre parcelamento do IPVA 2025 vencido

Contribuintes de Minas Gerais que perderam o prazo de pagamento do IPVA 2025 têm a opção de regularizar a dívida de forma on-line, com valor mínimo de R$ 200 por parcela

Nova 381 promove seleção com vagas para BH e região
EMPREGO

Nova 381 promove seleção com vagas para BH e região

Seleção será realizada no dia 15 de abril, na Faculdade Unicesumar, em Santa Luzia, a partir das 9h

Fabriciano e Sebrae promovem nesta segunda congresso sobre Educação Inclusiva
EDUCAçãO

Fabriciano e Sebrae promovem nesta segunda congresso sobre Educação Inclusiva

Evento reúne especialistas nacionais e profissionais da rede municipal no Centro Cultural Usiminas para debater práticas e metodologias inovadoras

aaaaa
EDUCAçãO

Prazo de inscrição no Sisu termina nesta quinta-feira

Estudantes têm até as 23h59 para escolher cursos no Sistema de Seleção Unificada