Paralamas do Sucesso agita comemoração do 31º aniversário de Ipaba

Show no Estádio Manoel Carreiro reunirá grandes sucessos da banda e outras atrações, como a Rockaholics, Miss Ipaba e passeio ciclístico

Por Matheus Valadares

24/04/2023 14h09 - Atualizado há mais de 1 ano

Moradores de Ipaba e da Região do Vale do Aço terão a oportunidade de balançar os esqueletos ao som dos sucessos “Meu erro”, “Óculos”, e dançar agarradinho com as baladas “Aonde Quer Que Eu Vá” e “Lanternas dos Afogados”.

Nesta sexta-feira (28), Ipaba, no Leste de Minas Gerais, receberá a banda de rock Paralamas do Sucesso. O show faz parte da programação de comemoração do 31º aniversário da cidade. O evento ocorrerá no Estádio Manoel Carreiro, localizado na rua dos Esporte, no Centro do município.

A atração principal, é claro, fica por conta de Hebert Viana, Bi Ribeiro e João Barone. Mas o evento ainda contará com show da também banda de rock Rockaholics, além de ter o desfile da Miss Ipaba e passeio ciclístico.

Paralamas do Sucesso é a atração principal de sexta-feira (28). Foto: Divulgação.

 

A trajetória dos Paralamas do Sucesso: da amizade à consagração

Em 1977, Herbert Vianna mudou-se do Distrito Federal para o Rio de Janeiro com o objetivo de cursar o Ensino Médio em um colégio militar. Lá, ele reencontrou seu amigo de infância Bi Ribeiro, que estudava no mesmo colégio. Ambos eram apaixonados por rock e começaram a ensaiar juntos, já que Herbert era guitarrista e Bi baixista. Eles convidaram Vital Dias, amigo de Bi, para ser o baterista do grupo.

Reencontro e primeiras composições

Os três amigos se separaram em 1979 devido ao vestibular, mas se reuniram novamente em 1981. Nesse período, retomaram os ensaios e passaram a compor músicas com um tom humorístico, como "Vovó Ondina é Gente Fina", "Mandingas de Amor", "Reis do 49" e "Pinguins? Já Não os Vejo Pois Não Está na Estação". A banda contava com os vocalistas Ronel e Naldo e recebeu o nome inicial de As Cadeirinhas da Vovó.

O show será gratuito. Foto: Divulgação.

 

Rumo ao profissionalismo

Em 1982, o grupo resolveu se profissionalizar e focar em composições mais sérias. Ronel e Naldo decidiram não seguir na carreira artística, e Herbert assumiu a função de vocalista, além de guitarrista. A banda passou a se chamar Os Paralamas do Sucesso e começou a se apresentar oficialmente, com um repertório que incluía músicas próprias e covers.

Mudança na formação e sucesso na rádio

No mesmo ano, João Barone substituiu Vital Dias na bateria em um show na Universidade Rural do Rio, devido à impossibilidade de Vital continuar na carreira artística. Barone tornou-se o baterista oficial da banda, e eles mantiveram amizade com Vital fora dos palcos. Em 1982, a demo da música "Vital e sua Moto" foi enviada à Fluminense FM, tornando-se uma das mais tocadas no verão de 1983.

O contrato com a EMI e o primeiro álbum

Em janeiro, Os Paralamas do Sucesso abriram shows de Lulu Santos no Circo Voador, chamando a atenção da gravadora EMI, com a qual assinaram contrato. No mesmo ano, lançaram o álbum Cinema Mudo, contendo as músicas humorísticas escritas antes da profissionalização. A banda era contra a inclusão dessas músicas, mas a gravadora os obrigou, prometendo um lançamento mais sério no futuro.

Embora Os Paralamas do Sucesso sejam associados ao "rock de Brasília" - junto com Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial - por conta da amizade com essas bandas e da origem de Herbert e Bi no Distrito Federal, a banda foi formada no Rio de Janeiro.


 

Destaques