Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

A decisão segue as novas diretrizes do TSE para combater desinformação e o uso indevido de inteligência artificial em campanhas

Por Plox

24/04/2024 19h11 - Atualizado há 10 dias

Google confirma que não permitirá anúncios políticos nas eleições municipais de outubro no Brasil.A restrição segue uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral de fevereiro de 2023, que visa limitar o uso de inteligência artificial e combater a disseminação de informações falsas.

Foto: Reprodução/Pixabay 

Início em maio

As novas regras do Google começarão a valer em maio, coincidindo com a entrada em vigor das resoluções do TSE.

Posicionamento do Google

A empresa expressa apoio à integridade eleitoral. "Vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país", declarou a empresa em nota.

Responsabilidade das plataformas

Segundo as regras do TSE, redes sociais devem atuar para impedir a propagação de conteúdos falsos ou distorcidos. Plataformas que não agirem contra discursos antidemocráticos ou de ódio serão responsabilizadas.

Regulamentação de IA

A resolução do TSE também estabelece normas para o uso de inteligência artificial nas eleições, proibindo a manipulação de conteúdo para criar ou alterar imagem ou voz de candidatos.

Controle de chatbots e avatares:

O uso de chatbots e avatares em campanhas é restrito para evitar manipulações.

Objetivo das medidas

O TSE busca evitar que montagens de imagens e vozes feitas por aplicativos de inteligência artificial sejam usadas para manipular declarações de candidatos e comprometer a integridade do pleito.

Destaques