INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

Mais de 33 milhões de segurados serão beneficiados com a primeira parcela até o início de maio

Por Plox

24/04/2024 14h13 - Atualizado há 9 dias

A partir desta quarta-feira (24), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário. A distribuição dos pagamentos seguirá até 8 de maio, beneficiando mais de 33,6 milhões de segurados. Os pagamentos são organizados de acordo com o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS).

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Acesso à informação

Os segurados podem consultar os valores e datas de pagamento através do aplicativo Meu INSS ou pelo site gov.br/meuinss. Para quem não possui acesso à internet, a consulta pode ser realizada pelo telefone 135, onde é necessário fornecer o CPF e confirmar dados pessoais. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Histórico de antecipações:

 Esta é a quinta vez consecutiva que o INSS antecipa o décimo terceiro salário, tradicionalmente pago em agosto e dezembro. As antecipações tiveram início em 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19, e se repetiram em 2022 e 2023.

Impacto econômico:

De acordo com o Ministério da Previdência, a antecipação do décimo terceiro deverá injetar cerca de R$ 67,6 bilhões na economia brasileira. A primeira parcela, correspondendo a R$ 33,68 bilhões, será paga entre o final de abril e início de maio. A segunda parcela será distribuída no final de maio e início de junho.

Detalhes sobre os pagamentos

A maioria dos beneficiários receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. Aqueles que iniciaram o recebimento de benefícios após janeiro terão seu décimo terceiro calculado de forma proporcional. Segurados com benefício por incapacidade temporária também recebem uma parcela ajustada conforme a duração do benefício. Benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não concedem direito ao décimo terceiro.

Destaques