Ipatinga divulga balanço de testes rápidos realizados entre servidores de saúde

Segundo a prefeitura, o município vem realizando a testagem dos pacientes sintomáticos notificados

Por Plox

24/05/2020 08h16 - Atualizado há quase 4 anos

Para tornar ainda mais eficazes as ações de combate ao novo Coronavírus e evitar a proliferação da doença inclusive nas manifestações silenciosas dos casos assintomáticos, o Executivo de Ipatinga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta (21) e sexta-feira (22) testes rápidos em servidores públicos que trabalham na linha de frente de ataque à pandemia. Na avaliação da Administração da cidade, os números foram bastante satisfatórios, uma vez que o contingente de pessoas que apresentou a comprovação de contágio foi mínimo entre mais de mil testes.

Teste RápidoFoto: Divulgação


 
Segundo a prefeitura, o município vem realizando a testagem dos pacientes sintomáticos notificados. E, nestes dois últimos dias, foi possível testar também os profissionais da saúde que estão lidando diretamente com a pandemia e seus efeitos.
 
“Já estávamos fazendo algumas ações de testagem nos asilos. E nestes testes alguns profissionais apresentaram diagnóstico positivo, porém assintomáticos. Com o aumento dos casos positivos em Ipatinga, precisávamos entender como estavam todos os servidores de linha de frente. Se estariam já contaminados pelo vírus e não apresentando sintomas”, destacou a Referência Técnica em Enfermagem do município, Fabiana Figueiredo.
 
Balanço
 
No total, foram testados 1.144 funcionários. Destes, 881 trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP), Policlínica e Vigilância Epidemiológica. Os demais são 121 servidores do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), 119 da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e 23 do SAMU.
 
Dos profissionais testados, somente dez apresentaram resultado positivo. Sete deles são residentes em Ipatinga e três em outras cidades. Todos estavam assintomáticos.

Destaques