Serviço de emissão de carteira de identidade será interrompido nesta quarta (25) em Minas Gerais

Segundo o órgão, a interrupção ocorrerá para a modernização do Sistema de Informação Policial (SIP), plataforma que reúne a base de dados dos cidadãos mineiros

Por Plox

24/05/2022 09h12 - Atualizado há quase 2 anos

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que, a partir das 14h, desta quarta-feira (25), os serviços para a emissão de carteira de identidade serão interrompidos em todas as unidades do Estado. O atendimento será retomado na quinta-feira (26), a partir das 8h.

Segundo o órgão, a interrupção ocorrerá para a modernização do Sistema de Informação Policial (SIP), plataforma que reúne a base de dados dos cidadãos mineiros.

Veja o passo a passo para tirar carteira de identidade nas UAIs:

As 31 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do Estado disponibilizam o serviço de emissão de carteira de identidade, do Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais. Para solicitar o documento, basta acessar os canais oficiais do Governo de Minas, que são o Portal MG e o aplicativo MGapp Cidadão, e agendar gratuitamente um horário na sua UAI de preferência.

Não há a cobrança de nenhuma taxa para o agendamento nos canais oficiais. Mas é importante lembrar que, para a segunda via da carteira de identidade, é necessário apresentar, no atendimento, o comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) correspondente ao valor do serviço de emissão da identidade.  

Foto: Divulgação PCMG

 

Agendamento: O agendamento do serviço é gratuito no Portal MG (www.mg.gov.br) e no aplicativo MGapp Cidadão, disponível para Android e iOS. Não é necessário pagar nenhuma taxa para garantir um horário de atendimento nas UAIs.

No agendamento, são informados dados pessoais e de contato do solicitante, como nome, data de nascimento, estado civil, número de RG (em caso de segunda via), telefone e e-mail.

Pagamento de guia: A primeira emissão de carteira de identidade no Estado (primeira via) é gratuita. A partir da segunda via, é cobrada uma taxa de R$ 74,23. Esse valor não se refere ao agendamento, que é gratuito, e sim à emissão do documento.

Para quitar a taxa, deve-se emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), disponível na área de agendamento do Portal MG ou do MGapp. No dia agendado para tirar o documento, é necessário apresentar a guia impressa e o comprovante de pagamento.

Emissão da carteira de identidade: O cidadão deverá comparecer à UAI escolhida, no horário agendado, portando:

- 2 fotos 3x4 (padrão exigido pela Portaria nº 02/2019);

- Guia DAE impressa e comprovante de pagamento;

- Certidão de nascimento (solteiros), ou certidão de casamento (casados e viúvos), ou certidão de casamento com averbação (separados e divorciados), original ou cópia autenticada.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

- Opcional: caso o solicitante tenha interesse, é possível incluir na carteira de identidade os números de CPF e PIS/Pasep, basta apresentar os documentos comprobatórios.

- Menores de 16 anos devem comparecer acompanhados por pai, mãe ou responsável legal, que necessitam apresentar documento com foto.

Retirada: Após emitir o documento na UAI, a data para que o cidadão busque a identidade finalizada é informada no protocolo de atendimento. O prazo é de aproximadamente uma semana. O cidadão deve, então, acessar o Portal MG ou o MGapp e fazer um agendamento para a retirada na unidade.
 

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