Centro de apoio a cafés especiais e raros é inaugurado pela 3 Corações no Sul de Minas

Espaço em Varginha visa fortalecer produtores e comercializar 250 mil sacas no primeiro ano

Por Plox

24/05/2024 15h50 - Atualizado há 20 dias

Para comemorar o Dia Nacional do Café, a 3 Corações lançou nesta sexta-feira (24/5) o Centro Rituais de Cafés Especiais 85+ em Varginha, no Sul de Minas. Focado em cafés especiais e raros, o centro pretende fortalecer a cadeia produtiva, oferecendo apoio aos produtores por meio de iniciativas de rastreabilidade, sustentabilidade e comercialização a preços competitivos.

Foto: Pixabay/Reprodução

Iniciativas de fomento ao café especial

Segundo a 3 Corações, o novo centro é estruturado em seis grandes iniciativas que agregam valor a toda a cadeia produtiva. Dentre as ações, destacam-se o formato Direct Trade de relacionamento e comercialização, o Protocolo de Verificação Coffee Verified e a avaliação sensorial gratuita com laudos oficiais no padrão da Specialty Coffee Association (SCA).

Além disso, o Centro Rituais Educa, em parceria com a instituição Rehagro e o especialista mundial Silvio Leite, oferece aulas gratuitas para compartilhar conhecimento. Também são promovidos concursos de qualidade voltados para mulheres cafeicultoras (Florada Premiada) e indígenas (Projeto Tribos), com um novo concurso destinado a todos os produtores de café 100% Arábica do Brasil previsto para a próxima safra.

Nova linha de cafés especiais

A 3 Corações apresenta ao consumidor a linha Rituais, composta por cafés que atingem mais de 85 pontos, 100% Arábica, com notas sensoriais marcantes de frutas vermelhas, frutas secas, chocolate ou exóticas. A expectativa é que o Centro Rituais de Cafés Especiais 85+ comercialize mais de 250 mil sacas de cafés especiais no seu primeiro ano de operação.

Destaques