Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27

Pagamento da taxa deve ser realizado até 12 de junho

Por Plox

24/05/2024 12h50 - Atualizado há 26 dias

O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 inicia na próxima segunda-feira (27) e segue até o dia 7 de junho. Os candidatos devem se inscrever através da Página do Participante do Enem, utilizando o CPF e a senha do portal Gov.br.

Foto: Raffa Neddermeyer/ Agência Brasil 

Taxa de inscrição

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, deve ser efetuado entre 27 de maio e 12 de junho. O boleto gerado na Página do Participante pode ser pago via Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. Para pagar com Pix, basta escanear o QR code presente no boleto.

Isenção da taxa

O resultado das solicitações de isenção da taxa foi divulgado pelo Inep em 13 de maio. No entanto, a aprovação da isenção não garante a inscrição automática, sendo necessário que o candidato realize a inscrição no sistema.

Escolha do idioma

Durante a inscrição, os participantes deverão selecionar o idioma da prova de língua estrangeira, podendo escolher entre inglês ou espanhol.

Participação como treineiro

Estudantes que irão concluir o ensino médio após 2024 ou aqueles que não estejam cursando e não concluíram o ensino médio podem participar do Enem como treineiros, apenas para autoavaliação. Os resultados individuais dos treineiros não serão válidos para ingresso no ensino superior e serão divulgados 60 dias após os resultados gerais.

Datas das provas

O Enem 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todos os estados e no Distrito Federal. No primeiro dia, os candidatos farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas.

Histórico do Enem

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica. Ele se tornou a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo. Além disso, muitas instituições privadas usam as notas do Enem em seus processos seletivos, e os resultados também podem ser utilizados em instituições de ensino superior em Portugal, que possuem convênios com o Inep.

Informações adicionais

Para mais informações sobre o exame e o processo de inscrição, os candidatos devem consultar o edital do Enem 2024 ou o site oficial do Inep.

 

 


 

Destaques