INSS começa a pagar nesta sexta décimo terceiro antecipado

O extrato detalhando os valores e as datas de pagamento está disponível desde abril e pode ser consultado pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site gov.br/meuinss.

Por Plox

24/05/2024 07h38 - Atualizado há cerca de 2 meses

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebem a partir desta sexta-feira (24) a segunda parcela do décimo terceiro salário. Até 7 de junho, mais de 33,6 milhões de beneficiários serão contemplados, seguindo a ordem do dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil 

Pagamento escalonado conforme o valor do benefício

Inicialmente, o pagamento é destinado aos segurados que recebem o salário mínimo. Aqueles que possuem benefícios superiores ao mínimo começam a receber a partir de 3 de junho. O extrato detalhando os valores e as datas de pagamento está disponível desde abril e pode ser consultado pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site gov.br/meuinss.

Para os segurados sem acesso à internet, a consulta pode ser realizada pelo telefone 135, informando o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmando alguns dados pessoais. O atendimento telefônico funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Antecipação do pagamento pelo quinto ano consecutivo

O decreto que autorizou a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março, marcando o quinto ano consecutivo em que os pagamentos são realizados antes das datas tradicionais de agosto e dezembro. A antecipação em 2020 e 2021 foi devido à pandemia de covid-19, e a prática continuou nos anos subsequentes, com as parcelas sendo pagas em maio e junho.

Impacto econômico e detalhes do pagamento

Segundo o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro representará uma injeção de R$ 67,6 bilhões na economia, com R$ 33,92 bilhões correspondentes à segunda parcela paga entre o final de maio e início de junho. A primeira parcela, referente à competência de abril, foi paga no fim de abril e início de maio.

A maioria dos beneficiários receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela. Contudo, para aqueles que começaram a receber o benefício após janeiro, o valor será proporcional. O Ministério da Previdência também informa que os segurados com benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) receberão uma parcela menor, proporcional ao período do benefício. Benefícios assistenciais como o Bolsa Família não têm direito ao décimo terceiro salário.

 

 

 


 

Destaques