Lei permite visita de animais de estimação a pacientes internados em BH
Tutores poderão receber visitas de seus animais enquanto internados; saúde dos pets deverá ser comprovada
Por Plox
24/05/2024 16h08 - Atualizado há 5 meses
A partir da próxima semana, pacientes internados em hospitais de Belo Horizonte poderão receber visitas de seus animais de estimação. A medida, sancionada pelo prefeito Fuad Noman nesta sexta-feira (24 de maio), permitirá que pets de pequeno porte visitem seus tutores, trazendo mais conforto e alegria durante o período de internação.
Regras e protocolos para visitação
O texto da nova lei será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) deste sábado (25 de maio) e entrará em vigor imediatamente. Para que um paciente possa receber a visita de seu animal de estimação, alguns procedimentos deverão ser seguidos:
- Indicação médica: A solicitação da visita deve partir do médico responsável pelo paciente.
- Autorização do CCIRAS: A Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (CCIRAS) de cada hospital deverá autorizar a entrada do animal.
- Saúde do animal: O pet deve estar vacinado, vermifugado e os tutores devem apresentar um laudo veterinário atestando a boa condição do animal.
- Conduta durante a visita: O animal deverá estar em recipiente ou caixa adequada, podendo também ser usado coleira, peitoral, guia e focinheira.
Além disso, a administração hospitalar será responsável por definir o tempo e o local de permanência do animal com o tutor, visando preservar a segurança e integridade dos demais pacientes.
Exemplos de aplicação
A história da menina Tifany Ester, de 10 anos, que recebeu a visita de sua galinha de estimação "Pâmela" enquanto estava internada no Hospital das Clínicas da UFMG, em março, destaca os benefícios emocionais que essa nova lei poderá trazer. "Preservando a segurança e integridade dos demais pacientes", afirmou a prefeitura ao anunciar a medida.
Hospitais participantes
A rede hospitalar de Belo Horizonte que permitirá a visitação de animais inclui várias instituições, tais como:
- Hospital das Clínicas/UFMG/EBSERH
- Hospital da Criança
- Hospital Paulo de Tarso
- Hospital Mário Penna
- Hospital Evangélico
- Hospital Sofia Feldman
- Hospital Felício Rocho
- Hospital São Francisco de Assis
- Hospital Municipal Odilon Behrens
- Hospital João XXIII, entre outros.
Com a implementação dessa lei, espera-se que a convivência com os animais de estimação possa proporcionar momentos de alívio e felicidade aos pacientes internados, contribuindo para um ambiente hospitalar mais humanizado e acolhedor.