Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Lei permite visita de animais de estimação a pacientes internados em BH
Tutores poderão receber visitas de seus animais enquanto internados; saúde dos pets deverá ser comprovada
24/05/2024 às 19:08por Redação Plox
24/05/2024 às 19:08
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A partir da próxima semana, pacientes internados em hospitais de Belo Horizonte poderão receber visitas de seus animais de estimação. A medida, sancionada pelo prefeito Fuad Noman nesta sexta-feira (24 de maio), permitirá que pets de pequeno porte visitem seus tutores, trazendo mais conforto e alegria durante o período de internação.
Foto: Divulgação / Hospital das Clínicas UFMG
Regras e protocolos para visitação
O texto da nova lei será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) deste sábado (25 de maio) e entrará em vigor imediatamente. Para que um paciente possa receber a visita de seu animal de estimação, alguns procedimentos deverão ser seguidos:
Indicação médica: A solicitação da visita deve partir do médico responsável pelo paciente.
Autorização do CCIRAS: A Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (CCIRAS) de cada hospital deverá autorizar a entrada do animal.
Saúde do animal: O pet deve estar vacinado, vermifugado e os tutores devem apresentar um laudo veterinário atestando a boa condição do animal.
Conduta durante a visita: O animal deverá estar em recipiente ou caixa adequada, podendo também ser usado coleira, peitoral, guia e focinheira.
Além disso, a administração hospitalar será responsável por definir o tempo e o local de permanência do animal com o tutor, visando preservar a segurança e integridade dos demais pacientes.
Exemplos de aplicação
A história da menina Tifany Ester, de 10 anos, que recebeu a visita de sua galinha de estimação "Pâmela" enquanto estava internada no Hospital das Clínicas da UFMG, em março, destaca os benefícios emocionais que essa nova lei poderá trazer. "Preservando a segurança e integridade dos demais pacientes", afirmou a prefeitura ao anunciar a medida.
Hospitais participantes
A rede hospitalar de Belo Horizonte que permitirá a visitação de animais inclui várias instituições, tais como:
Hospital das Clínicas/UFMG/EBSERH
Hospital da Criança
Hospital Paulo de Tarso
Hospital Mário Penna
Hospital Evangélico
Hospital Sofia Feldman
Hospital Felício Rocho
Hospital São Francisco de Assis
Hospital Municipal Odilon Behrens
Hospital João XXIII, entre outros.
Com a implementação dessa lei, espera-se que a convivência com os animais de estimação possa proporcionar momentos de alívio e felicidade aos pacientes internados, contribuindo para um ambiente hospitalar mais humanizado e acolhedor.