Golpistas usam nome do Conselho Tutelar para pedir dinheiro via PIX em Sorocaba
Criminosos fingiam ser representantes do órgão e solicitavam transferências de R$ 7 para suposta compra emergencial de leite
Por Plox
24/05/2025 21h10 - Atualizado há 2 dias
O Conselho Tutelar de Sorocaba, no interior de São Paulo, emitiu um alerta à população após identificar uma tentativa de golpe que vem sendo aplicada por criminosos que se passam por representantes do órgão.

Segundo relatos recebidos pela instituição, os golpistas têm utilizado o aplicativo WhatsApp para enviar mensagens pedindo doações em dinheiro. Eles alegam que seria necessária a compra emergencial de 300 litros de leite integral e solicitam, para isso, transferências via PIX no valor de R$ 7. Em alguns casos, ainda orientam que o valor seja entregue durante um suposto treino de futebol.
A Prefeitura de Sorocaba foi enfática ao afirmar que tal prática é fraudulenta e não corresponde aos procedimentos adotados pelo Conselho Tutelar. Conforme informado, qualquer tipo de assistência necessária a famílias de crianças e adolescentes acompanhados pelo órgão é feita através da Secretaria da Cidadania (Secid), responsável por coordenar esse tipo de demanda.
Diante da situação, o Conselho Tutelar orienta os moradores a não realizarem nenhum tipo de transferência ou doação a pedidos recebidos por mensagem. Em caso de dúvidas ou para denunciar situações semelhantes, o contato oficial do órgão é o telefone (15) 3235-1212.