Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Gripe aviária: Brasil tem 17 suspeitas em investigação e mais de 20 milhões de ovos destruídos

Casos suspeitos incluem granjas comerciais, aves de subsistência e animais silvestres; único foco confirmado está no RS

24/05/2025 às 14:10 por Redação Plox

O Brasil segue em estado de alerta com 17 investigações ativas de possíveis casos de gripe aviária, segundo a plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura. Os dados mais recentes foram atualizados às 8h30 deste sábado (24) e mantêm o mesmo número de suspeitas do boletim da noite anterior. Todas as investigações ainda aguardam resultados laboratoriais definitivos.


Imagem Foto: Divulgação / Centro de controle de enfermidades

Entre os casos sob análise, dois ocorrem em unidades comerciais: uma granja de pintinhos em Ipumirim (SC) e um abatedouro de aves em Aguiarnópolis (TO). Além disso, há nove suspeitas relacionadas a aves de subsistência e seis envolvendo animais silvestres. Os procedimentos de coleta de amostras estão em andamento.


Em resposta preventiva à disseminação da doença, já foram destruídos mais de 20 milhões de ovos férteis em todo o território nacional. A gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) exige notificação imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal, sendo parte da rotina do sistema nacional de vigilância agropecuária.


Até o momento, apenas um foco foi oficialmente confirmado em uma unidade comercial no país. O caso ocorreu em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), onde foi detectada a presença do vírus H5N1 em um matrizeiro de aves. O episódio acendeu o alerta entre as autoridades sanitárias e produtores.


Somando todos os registros, o Brasil contabiliza 164 casos confirmados da doença em animais silvestres — 160 em aves e 4 em leões-marinhos —, além de 3 focos em criações domésticas de subsistência e o já citado caso em granja comercial, totalizando 168 ocorrências até o momento.


As autoridades reforçam que produtores, técnicos, prestadores de serviço e demais envolvidos com a criação de aves devem comunicar imediatamente qualquer suspeita ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), colaborando com o controle da doença e a preservação da saúde pública e animal.


Compartilhar a notícia

Veja também
Chocolate quente ajuda na perda de peso, afirma especialista
SAúDE

Chocolate quente ajuda na perda de peso, afirma especialista

Bebida tradicional pode ser aliada na dieta, diz Steve Bennett, técnico de saúde e autor de projeto de bem-estar

SAúDE

OMS volta a alertar para aumento de falsificações do Ozempic

Três lotes falsificados do Ozempic foram identificados em outubro de 2023 no Brasil, Reino Unido e Irlanda do Norte, e em dezembro de 2023 nos Estados Unidos

vacina
SAúDE

Depois de uma semana sem óbitos, Timóteo volta a registrar três mortes nas últimas 24 horas por Covid-19

Os óbitos alinham ao crescimento de casos de contaminações

Vacina covid-19
SAúDE

Ministério da Saúde vai à Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19

Avião da Azul saíra do Brasil nesta quinta-feira (14) para buscar imunizante da AstraZeneca/Oxford produzido pelo laboratório indiano Serum

para você
CPMI do INSS se prepara para ouvir ex-ministro de Bolsonaro
POLíTICA

CPMI do INSS se prepara para ouvir ex-ministro de Bolsonaro

José Carlos Oliveira será o próximo a depor; Gabas e Onyx também estão na lista da comissão

Parcela de agosto do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta segunda-feira
EDUCAçãO

Parcela de agosto do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta segunda-feira

Mais de 3 milhões de estudantes terão acesso ao valor do benefício diretamente pelo app CAIXA Tem

uti
GERAL

Veja a situação dos leitos de UTI no Vale do Aço

Ao todo, a Região Metropolitana do Vale do Aço está com 97% de ocupação dos leitos de UTI (SUS) Covid-19

 Foto: SEE / divulgação
EDUCAçãO

Minas Gerais implementa programas de saúde mental em escolas para prevenir bullying e violência

Estratégia inclui capacitação de professores e parceria com a Polícia Militar para criar Matriz de Risco nas escolas