Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

MEC estabelece novas normas para o Ensino a Distância com prazo de adaptação de dois anos

Medidas restringem EAD em cursos da saúde e licenciaturas; instituições terão até 2027 para se adequar às novas exigências

24/05/2025 às 13:11 por Redação Plox

O Ministério da Educação (MEC) anunciou esta semana uma série de novas diretrizes que impactarão profundamente o modelo de Ensino a Distância (EAD) em faculdades e universidades de todo o país. As instituições terão um período de dois anos para se adaptar às normas, que buscam equilibrar o crescimento do EAD com a qualidade do ensino superior.


Imagem Foto: Agência Brasil

Uma das mudanças mais significativas é a proibição de cursos 100% online para determinadas graduações. A partir da entrada em vigor das regras, os cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia não poderão mais ser ofertados exclusivamente pela internet. Para esses, será exigido o modelo presencial. Já os cursos da área da saúde e as licenciaturas — voltadas à formação de professores — terão de ser oferecidos apenas nos formatos presencial ou semipresencial.


Importante destacar que os estudantes já matriculados continuarão seus estudos conforme o modelo atual, sem serem afetados pelas novas normas. As alterações passam a valer apenas para novas matrículas feitas após o início da vigência do novo regulamento.


Segundo o MEC, o crescimento acelerado do EAD nos últimos anos motivou a atualização das diretrizes. Entre 2018 e 2023, houve um salto de 232% nas ofertas de graduações a distância. Em 2023, as matrículas em cursos remotos superaram em mais do que o dobro as presenciais, o que acendeu o alerta quanto à necessidade de manter a qualidade da formação oferecida.


A nova regulamentação também define, de forma oficial, três modalidades de ensino superior no Brasil: presencial, semipresencial e a distância. Mesmo nos cursos classificados como 100% EAD, será exigido o mínimo de 20% de atividades presenciais ou síncronas — aquelas realizadas em tempo real com mediação tecnológica — para garantir maior interação entre alunos e professores.


Para aprofundar o debate sobre o impacto dessas mudanças, o podcast Palavra Aberta, transmitido aos sábados pela Rádio Itatiaia, recebeu Paulo Leite, superintendente e porta-voz do Sinepe-MG (Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais), e Thaís D’Afonseca, vice-presidente do Sinpro-MG (Sindicato dos Professores da Rede Privada de Minas Gerais) e professora de Direito da PUC Minas e da Dom Helder.


O episódio pode ser ouvido nas plataformas de áudio e também no canal da Rádio Itatiaia no YouTube. A iniciativa busca esclarecer os desdobramentos das novas normas e o futuro do EAD no país.


Compartilhar a notícia

Veja também
frente de escola em ipatinga
EDUCAçãO

Escolas municipais de Ipatinga terão ar condicionado nas salas de aula

A PMI divulgou nesta segunda-feira (21), a compra de 1.245 máquinas de ar condicionado para as escolas municipais

Em surto, mãe de aluno invade escola com isqueiro e ameaça incêndio em MG
EDUCAçãO

Em surto, mãe de aluno invade escola com isqueiro e ameaça incêndio em MG

Com um isqueiro nas mãos, mulher provocou pânico ao ameaçar alunos e professores de morte dentro da instituição

A um mês do Enem, professores falam sobre uso de redes sociais
EDUCAçãO

A um mês do Enem, professores falam sobre uso de redes sociais

E dão dicas de como aproveitar essas ferramentas para fixar conteúdo

capes
EDUCAçãO

MEC libera R$ 50 milhões para pagamento de bolsas da Capes

Contingenciamento orçamentário afetou mais de 200 mil bolsistas

para você
ANS determina cobertura obrigatória de implante hormonal nos planos de saúde
SAúDE

ANS determina cobertura obrigatória de implante hormonal nos planos de saúde

Implanon, método contraceptivo de longa duração, será incluído na lista de procedimentos obrigatórios a partir de 1º de setembro

Lula barra criação de 18 novas vagas na Câmara dos Deputados
POLíTICA

Lula barra criação de 18 novas vagas na Câmara dos Deputados

Proposta aprovada no Congresso previa aumento no número de parlamentares federais já nas eleições de 2026, mas foi vetada por Lula por violar normas fiscais

vítima
POLíCIA

PM prende jovem suspeito de participação em homicídio em Timóteo

O outro suspeito de participação no crime já foi identificado, mas segue foragido

ESPORTES

Morre Moacir, ex-volante do Atlético, aos 54 anos

Ex-jogador é lembrado por conquistas importantes no clube alvinegro