Há 34 anos, estreava a novela Roque Santeiro

A trama escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva teve 209 capítulos. Ela ficou no ar de 24 de junho de 1985 e 22 de fevereiro de 1986

Por Plox

24/06/2019 13h56 - Atualizado há quase 5 anos

Roque Santeiro estreava há 34 anos, na Rede Globo. A trama escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva teve 209 capítulos. Ela ficou no ar de 24 de junho de 1985 e 22 de fevereiro de 1986. A novela contava a história dos moradores da pequena cidade de Asa Branca, um local que vivia às custas de um jovem que tinha a fama de milagreiro. Os habitantes contavam que Roque (José Wilker) morreu defendendo a cidade de um bandido. Ele [Roque] tornou-se mártir e a população o adorava. Portanto, foi construída uma estátua bem no meio de Asa Branca. A cidade, então, passa a explorar a imagem de Roque Santeiro, de todas as formas.

Na cidade, mora Porcina (Regina Duarte), que se diz viúva de Roque e que vive em razão da história do “mártir”. Porcina mantém uma relação de amor e ódio com um grande fazendeiro de Asa Branca e chefe da política da cidade, o Sinhozinho Malta, interpretado por Lima Duarte.

roque 1Lima Duarte, Regina Duarte e José Wilker na novela (Foto: divulgação/ Rede Globo)

Mas para a surpresa de todos e, principalmente, para Porcina e Sinhozinho Malta… Roque Santeiro está vivo e retorna a cidade. Mas antes do regresso de Roque, o casal sofre maus bocados pela população.

Portanto, o mito não passa de uma “farsa”; todos descobrem que Roque fugiu da cidade e as suas histórias que todos contavam não ocorreram, realmente.

José Wilker interpretou o papel principal. A trama contou com Regina Duarte; Lima Duarte; Yoná Magalhães; Ilva Niño; Lucinha Lins; Cláudio Cavalcanti; Lídia Brondi; Rui Rezende; Eloísa Mafalda e Ary Fontoura nos demais papéis centrais da trama.

roque 1Lucinha Lins, José Wilker e Regina Duarte (Foto: divulgação)

Roque Santeiro foi considerada, pela Revista Veja (2016), como a terceira “Melhor Telenovela Brasileira” e pelo Portal Terra, como uma das 50 melhores novelas de todos os tempos.

Reveja a abertura da novela:


Entre os dia 1º de julho de 1991 a 20 de janeiro de 1992, ela foi reexibida pela Sessão Aventura, em 135 capítulos. No Vale a Pena Ver de Novo, foi reexibida entre 11 de dezembro de 2000 a 29 de junho de 2001, com 145 capítulos e a terceira reexibição foi pelo Canal Viva, de 18 de julho de 2011 a 4 de maio de 2012.

Destaques