Julgamento de habeas corpus de Lula pode ser adiado

Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba

Por Plox

24/06/2019 11h21 - Atualizado há quase 5 anos

Previsto inicialmente para acontecer nessa terça-feira, 25 de junho, o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva deve ser adiado. 

Lula

Os advogados dele pedem o julgamento da suspeição de Sergio Moro no caso do triplex- Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


A sessão está marcada para iniciar às 14 horas. A pauta da sessão de amanhã da Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) tem 11 temas anteriores ao de Lula para apreciarem, sendo que o habeas corpus do petista consta como o 12º item. 


Lula está preso desde abril do ano passado, condenado a uma pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias. Os crimes atribuídos a Lula são de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No caso do tríplex de Guarujá, os advogados dele pedem o julgamento da suspeição de Sergio Moro, quando era juiz federal e estava à frente da operação Lava Jato. Moro atuava na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) na época. O habeas corpus foi apresentado pelos defensores do petista quando Moro aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Lula tinha sido condenado inicialmente a 12 anos e 1 mês de prisão, porém a 5ª Turma do STF reduziu a pena para os 8 anos e 10 meses, exatamente um ano após o político receber sua primeira condenação. Ele está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

Atualizada às 12h36
 

Destaques