Vacina contra a gripe, cai direito de aborto nos EUA e investigação de ex-ministro da Educação

Em relação ao aborto nos EUA, agora cada estado poderá deliberar a legalidade

Por Plox

24/06/2022 19h54 - Atualizado há quase 2 anos

Governo Federal autoriza estados a realizar a vacinação contra a gripe. Nos Estados Unidos, cai o direito de aborto no país e estados poderão deliberar sobre o assunto. Continuam as investigações contra Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação. Veja, direto de Brasília, Distrito Federal, os destaques do dia com a repórter Brenda Colen.

 

Vacinação

O Ministério da Saúde, a partir deste sábado (25/06), irá permitir que estados e municípios ofereçam a vacina contra a gripe a toda a população do país. Todas as pessoas a partir de 6 meses de idade podem se imunizar. A pasta reforça a importância da proteção contra a gripe nesta época, quando as doenças respiratórias aumentam.

O país teve um surto de influenza no final de 2021, causado em sua maioria por uma mutação da H3N2 chamada Darwin. A vacina aplicada no ano passado não protegia contra essa mutação. Entretanto, a vacina aplicada neste ano é eficaz por ser trivalente, protegendo contra os vírus H1N1, H3N2 e a cepa da influenza B, sendo produzida pelo Instituto Butantan.

Na capital mineira, os belorizontinos poderão se vacinar contra a gripe a partir da próxima segunda-feira (27/6). Importante lembrar, que a vacina não protege contra a COVID-19. Mas, os dois imunizantes estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Aborto

A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou a medida histórica "Roe v. Wade", que reconhecia o direito constitucional da mulher ao aborto e o legalizava em todo o país desde 1973, quase 50 anos.
Entretanto, a decisão não significa que o aborto está proibido nos Estados Unidos. Agora os estados voltam a ter o poder de definir se permitem o procedimento. Espera-se que a mudança leve à proibição do aborto em cerca de metade dos estados americanos.

O entendimento da maioria da Corte foi que a decisão de 1973 é erronea, uma vez que a Constituição dos Estados Unidos não faz menções específicas sobre o aborto.
 

Investigação de ex-ministro
Uma solicitação do Ministério Público Federal à Justiça Federal de Brasília encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a investigação a respeito do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro por suposto envolvimento em um esquema de liberação de verbas dentro do Ministério da Educação.
O pedido do MPF (Ministério Público Federal) é baseado em um telefonema interceptado pela Polícia Federal (PF) de Milton Ribeiro com familiares, gravadas com autorização da Justiça Para os procuradores, essa ligação é indício de que o presidente da república, Jair Bolsonaro interferiu na investigação.
Bolsonaro (PL) afirmou na transmissão nas redes sociais, desta quinta-feira (23/06), que não há “nada demais” na conduta do ex-ministro e que ele queria apenas “dar uma moral” aos pastores, Arilton Moura e Gilmar Santos: “Tão logo apareceu uma conversa em que o Milton falou publicamente, falou para várias pessoas: ‘olha, nós atendemos a todos os prefeitos, independente de partidos, atendemos a todos, agora, preferencialmente, os indicados pelo pastor tal’. Pra dar uma moral pra ele. Nada demais“, disse Bolsonaro em sua live. 
O telefone foi entre Milton Ribeiro e sua filha, onde ele relata que recebeu uma ligação de Jair Bolsonaro (PL), onde o presidente da república dizia ter receio com as investigações sobre corrupção no Ministério da Educação, ele ainda disse acreditar que o ex-ministro poderia ser alvo de busca e apreensão. 
Na ligação, a filha do ex-ministro diz que aquele telefonema entre eles estava sendo feito em ligação normal, isso é, poderiam ser grampeados, pois a ligação não era por aplicativo de mensagens. 
Abaixo parte da ligação:
Milton: — Hoje o presidente me ligou. Ele tá com pressentimento novamente de que eles podem querer atingi-lo através de mim. É que eu tenho mandado versículos pra ele né. 
Filha de Milton: — Ele quer que você pare de mandar mensagem?
Milton: — Não, que é isso. Ele acha que vão fazer uma busca e apreensão em casa... Bom, isso pode acontecer né, se houver indícios.
Filha de Milton: — Não, pai, essa voz não é definitiva. Eu não sei se ele tem alguma informação. Eu tô te ligando no celular normal viu pai.
Milton: — Ah é? Ah então depois a gente fala então, tá.
 

Destaques