Brad Pitt é conhecido por sua seletividade ao escolher papéis no cinema, característica que se intensificou após o filme "Tróia". O ator, que hoje em dia aparece em apenas um filme por ano, revelou que recusou papéis em vários filmes icônicos ao longo de sua carreira, incluindo o papel principal em "Matrix".
A decisão de recusar 'Matrix'
Em uma entrevista, Pitt explicou que não aceitou participar de "Matrix" porque não conseguiu compreender o roteiro. "Eu recusei Matrix. Tomei a pílula vermelha. Esse é o único que vou nomear. Não me ofereceram o dois ou três. Só o primeiro. Só para esclarecer isso. Vem de um lugar, talvez seja da minha educação: se eu não entendi, então não era meu. Eu realmente acredito que o papel nunca foi meu," afirmou o ator.
Reflexões sobre 'Tróia'
Brad Pitt também compartilhou reflexões sobre sua participação em "Tróia", um projeto que ele não escolheu voluntariamente. "Tive de fazer Tróia porque – acho que posso dizer tudo isso agora – assumi outro filme e depois tive que fazer algo para o estúdio. Então, fui colocado em Tróia. Não foi doloroso, mas percebi que a maneira como o filme estava sendo contado não era como eu queria que fosse. Cometi meus próprios erros no projeto."
Pitt revelou que a experiência com "Tróia" o levou a ser mais exigente na escolha de seus projetos futuros. "Cada cena era tipo: ‘Aqui está o herói!’ Não havia mistério. Então, com base nisso, tomei a decisão de que só iria investir em histórias de qualidade, por falta de um termo melhor. Foi uma mudança distinta que levou à próxima década de filmes," completou.
Impacto financeiro
Embora a decisão de recusar "Matrix" tenha resultado na perda de uma fortuna, já que o papel principal rendeu a Keanu Reeves US$ 256 milhões, isso não prejudicou a carreira de Brad Pitt. O ator continuou a protagonizar grandes projetos e possui um patrimônio líquido estimado em US$ 300 milhões.
Pitt reflete com tranquilidade sobre suas escolhas, acreditando que os papéis que rejeitou não eram realmente destinados a ele. "Não é meu. Era de outra pessoa e eles foram e fizeram isso. Eu realmente acredito nisso. Se estivéssemos fazendo um programa sobre os grandes filmes que eu já recusei, precisaríamos de duas noites," concluiu.
Keanu Reeves assumiu o papel de Neo e se tornou sinônimo do personagem, consolidando o sucesso da franquia "Matrix" no cinema.