Governo de Minas abre inscrições para intercâmbio estudantil internacional

Estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral podem se inscrever para o Passaporte Mineiro do Conhecimento até 5 de julho

Por Plox

24/06/2024 16h18 - Atualizado há 3 meses

As inscrições para o Passaporte Mineiro do Conhecimento, projeto de intercâmbio do Governo de Minas Gerais, estão abertas a partir desta segunda-feira (24/6). O programa oferece bolsas de estudo internacionais para alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) de escolas estaduais. Os interessados devem se inscrever até o dia 5/7 através do formulário online.

Foto: reprodução/ Pixabay

Vagas e critérios de seleção
O projeto disponibiliza 50 vagas para alunos de diversas regiões de Minas Gerais e 40 vagas adicionais para estudantes de escolas estaduais de Ibirité, onde o programa foi pioneiramente implementado na Escola Estadual Sandoval de Azevedo. A coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Andréa Botelho, detalha os requisitos para participação: “É importante ressaltar que os estudantes não podem ter sido reprovados na trajetória escolar; devem ser participativos nas atividades escolares e extracurriculares; ter uma frequência acima de 75% no ano anterior, além de uma média global de nota superior a 70%”.

Benefícios do programa
A gerente de projetos e resultados da Fundação Helena Antipoff (FHA), Carolina Lobo, destaca a importância do intercâmbio: “Os benefícios de um intercâmbio cultural são vastos e trazem impactos positivos tanto para a comunidade escolar, quanto para a sociedade em geral, ao promover a diversidade, a inclusão e o entendimento mútuo. Ao disponibilizar bolsas de estudo, estamos não apenas ampliando o horizonte desses estudantes, mas também proporcionando a eles a oportunidade de vivenciar outras culturas, desenvolver habilidades linguísticas, ganhar autonomia e expandir suas perspectivas de mundo".

Informações sobre a bolsa de estudos
A bolsa de estudo, financiada pela SEE/MG, cobre custos pessoais, passagem aérea, acomodação, seguro saúde e despesas relacionadas às instituições de ensino internacionais. A Secretaria de Educação investirá R$ 6,3 milhões na iniciativa, que expande a experiência do projeto Cidadão Global, iniciado na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo em 2019.

Processo de inscrição e resultado
No dia 28/6, a FHA realizará um bate-papo ao vivo no YouTube para esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição. O resultado será divulgado no dia 19/7 nos sites da SEE/MG e da FHA, nos murais das escolas participantes e via e-mail cadastrado pelos estudantes. Os selecionados partirão para os países de destino em 2025, onde cursarão o 2º ano do ensino médio e retornarão para completar o 3º ano no Brasil.

Sobre o projeto
O projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento começou em 2019 com dois alunos da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo que realizaram intercâmbio na Itália. A iniciativa envolve estudantes em atividades baseadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e promove intervenções nas escolas para aumentar a interação e o engajamento social.

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