Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

INSS confirma vazamento de dados de milhões de segurados

Segurança reforçada após exposição de informações de aposentados e pensionistas

24/06/2024 às 20:37 por Redação Plox

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que cerca de 40 milhões de aposentados e pensionistas tiveram seus dados cadastrais expostos devido a acessos não controlados.


 Durante décadas, logins de servidores públicos aposentados, exonerados ou que pediram demissão de órgãos externos ao INSS continuaram ativos, permitindo o acesso indevido às informações.

Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

Sem prejuízos financeiros
O INSS esclareceu que, embora os dados tenham sido expostos, não houve impacto financeiro nos cofres públicos, pois o Sistema Único de Informações de Benefícios (Suibe) não é utilizado para liberar benefícios. O Suibe armazena informações dos beneficiários, como nome, CPF, tipo de benefício, data de concessão e valor recebido.

Distribuição de senhas a órgãos federais
Anteriormente, senhas para acesso ao sistema foram distribuídas a outros órgãos federais, como a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União, para fins de controle e defesa em ações judiciais. No entanto, essas senhas não eram monitoradas, e o acesso era realizado apenas com login e senha, sem autenticação em duas etapas, certificado digital ou criptografia.

Riscos e medidas de segurança
Com a permanência dos logins e senhas ativos mesmo após a saída dos servidores, havia o risco de que hackers ou criminosos pudessem acessar os dados. Uma das possíveis utilizações dessas informações seria a venda de dados para financeiras que oferecem crédito consignado, ou ainda a solicitação de crédito em nome dos segurados do INSS.

A Dataprev, responsável pela tecnologia do Suibe, identificou um aumento no fluxo de pedidos de informações ao sistema, levando à suspensão imediata das senhas externas. O governo implementou um novo protocolo de acesso, agora exigindo certificado digital e criptografia para acessos externos.

Investigações e novas regras
O INSS está avaliando o impacto do vazamento de dados e, caso seja confirmado, encaminhará o caso à Polícia Federal. A instituição destacou que o Suibe foi o primeiro sistema a ter o fluxo de acesso alterado conforme as novas regras de segurança tecnológica, que estão sendo renovadas em 2024.

Interrupção de estatísticas
No início de maio, o INSS desligou temporariamente o Suibe para acrescentar camadas de segurança, o que interrompeu a produção de estatísticas como o Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps). A última edição do relatório foi publicada em fevereiro deste ano.

Compartilhar a notícia

Para você
Acidente em obra da Petrobras na Coreia do Sul mata trabalhador brasileiro
EMPREGO

Acidente em obra da Petrobras na Coreia do Sul mata trabalhador brasileiro

Rodrigo Reis caiu no mar após colapso de estrutura da P-79 durante teste de carga; outros operários também ficaram feridos

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco
POLíCIA

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco

Ônibus de turismo que voltava da Paraíba para a Bahia tombou após colisão com rochas; desgosto e comoção marcam acidente com vítimas fatais e dezenas de feridos

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP
EDUCAçãO

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP

Criança de 9 anos precisou ser levada ao hospital após ser agredida dentro da sala de aula; caso aconteceu na escola municipal Mahatma Gandhi, no Jardim Melvi

Aluno que cravou lápis na cabeça de colega é transferido de escola em Praia Grande (SP)
EDUCAçãO

Aluno que cravou lápis na cabeça de colega é transferido de escola em Praia Grande (SP)

Menino de 9 anos foi agredido dentro de sala de aula; autor do ataque será acompanhado pelo Conselho Tutelar e encaminhado aos serviços de saúde pública