Praça no Parque Ibirapuera é renomeada em homenagem a Rita Lee
Prefeito Nunes sanciona lei que muda o nome da Praça da Paz para 'Praça da Paz - Rita Lee'. Cantora tinha forte vínculo afetivo com o parque onde cresceu.
Por Plox
24/06/2024 15h06 - Atualizado há 6 meses
A Praça da Paz, localizada no Parque Ibirapuera, agora leva o nome da cantora Rita Lee, após a sanção do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). O projeto de lei, de autoria dos vereadores Milton Leite (União Brasil) e Luna Zarattini (PT), foi aprovado em maio deste ano pela Câmara Municipal de São Paulo.
Originalmente, a proposta de Zarattini pretendia rebatizar o parque inteiro, mas foi ajustada para que apenas a praça recebesse o nome da artista. A nova designação é “Praça da Paz - Rita Lee”.
Vínculo Afetivo com o Ibirapuera
Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras brasileiras, tinha um profundo vínculo com o Parque Ibirapuera. Nascida e criada na Vila Mariana, bairro próximo ao parque, ela frequentemente mencionava o local em sua autobiografia. Devido a essa conexão, o corpo da artista foi velado no Planetário do Ibirapuera, ao invés do Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo, onde usualmente acontecem velórios de artistas.
Em seu livro "Rita Lee — uma autobiografia", publicado em 2016, a cantora narra suas visitas semanais ao planetário, um de seus lugares favoritos. Além disso, ela descreve o parque como a "Floresta Encantada", um espaço onde montava acampamentos e fazia piqueniques aos domingos com um grupo de seis mulheres. Elas cuidavam do local, plantando árvores frutíferas, verduras e legumes.
História e Transformação do Parque
A inauguração do Parque Ibirapuera, em comemoração aos 400 anos de São Paulo, marcou uma mudança significativa para Rita e suas amigas. As hortas que cultivavam foram destruídas para dar lugar a construções modernas. Rita mencionou em seu livro que "o sonho acabou" quando o parque foi asfaltado e urbanizado.
Apesar dessas mudanças, o parque permaneceu um lugar especial na vida da cantora. Diversas passagens do livro destacam suas memórias e experiências no Ibirapuera.
Administração do Parque
Desde 2022, o Parque Ibirapuera é administrado pela empresa privada Urbia, após a concessão da operação pela prefeitura de São Paulo. O parque continua a ser um importante espaço de lazer e cultura para os moradores da cidade, agora com uma homenagem duradoura à rainha do rock brasileiro, Rita Lee.