Nova testagem descarta contaminações por Covid-19 na Câmara de Ipatinga

Diante do alarde, a direção da Câmara decidiu pela suspensão das atividades por um prazo de 7 dias

Por Plox

24/07/2020 18h23 - Atualizado há quase 4 anos

A realização de novos testes durante esta semana, desmentiu a informação de que a Câmara Municipal de Ipatinga teria se transformado num centro de disseminação do Novo Coronavírus. 

Nos dias 15 e 16 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a testagem rápida de 252 servidores do legislativo municipal. Antes mesmo de notificar oficialmente a Câmara sobre o resultado dos testes, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ipatinga, divulgou à imprensa regional que 41 servidores teriam sido contaminados pela Covid-19. Sendo que 33 deles ainda poderiam disseminar o vírus.  

camara de ipatinga - Lúcio AntônioFoto: Lúcio Antônio / Plox
 

Diante do alarde, a direção da Câmara decidiu pela suspensão das atividades por um prazo de 7 dias. A administração municipal também recomendou a realização da sanitização de todo o prédio do legislativo. Trabalho que foi realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde na última quarta-feira (22 de julho). 

No entanto, como forma de trazer tranquilidade para os servidores, seus familiares e o público frequentador da Câmara, a Mesa Diretora do Legislativo decidiu por realizar uma nova testagem nos trabalhadores positivados. Desta vez, o teste foi realizado em laboratório, com a utilização de testagem Antígeno Viral, modalidade mais adequada para diagnóstico da Covid-19.

O resultado dos exames foram divulgados nesta sexta-feira (24 de julho). Todos os 33 servidores testados foram negativados para Covid-19. Ou seja, nenhum deles apresentava contaminação pelo Novo Coronavírus. Notícia recebida com alívio pelo presidente da Câmara, vereador Jadson Heleno.

Câmara de Ipatinga 3 - Foto DivulgaçãoFoto: Divulgação
 

“Ficamos muito aliviados com o resultado dos novos testes. Todo o alarde provocado pela testagem realizada pela prefeitura de Ipatinga, trouxe muita preocupação para os servidores e suas famílias. Também gerou muita insegurança na população. Graças aos novos testes, conseguimos trazer tranquilidade para estas pessoas”.

Jadson também destaca a eficácia do plano de contingência criado pela Câmara, logo no início da Pandemia.

“Ainda em março, construímos um rígido protocolo para controle da disseminação da Covid-19 na Câmara. Desde então, elaboramos 11 decretos, flexibilizando ou tornando mais rígidas as diretrizes de controle. Todas decisões foram tomadas seguindo as orientações das autoridades de saúde, sempre ouvindo todos os servidores. Este novo resultado mostra que estamos no caminho certo”.
 

Destaques