Zema visita Fabriciano e entrega equipamentos para novos leitos de UTI

Governador esteve em Coronel Fabriciano, para entrega de equipamentos que vão ser instalados em mais 10 leitos de UTI no HJMM

Por Plox

24/07/2020 13h58 - Atualizado há quase 4 anos

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), visitou o município de Coronel Fabriciano-MG, no Vale do Aço, na manhã desta sexta-feira (24) e realizou a entrega de equipamentos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para a nova ala do hospital da cidade.


Na ocasião, foi feita a entrega de 10 novos respiradores para o hospital Dr. José Maria de Morais, com o intuito de equipar a Unidade para o tratamento da Covid-19, que pertence ao Estado, mas é gerenciado pela Prefeitura de Coronel Fabriciano.


Com mais esses 10 novos aparelhos, o governo de Minas Gerais já destinou 19 respiradores ao município de Coronel Fabriciano, além de 7 monitores multiparâmetros para auxiliar no enfrentamento da pandemia.
 

governador-zema-marcosvinícius-lúcio-antônioZema chegou no Centro Administrativo Mariano Pires Pontes e foi recebido pelo prefeito de Fabriciano, Marcus Vinicius. Os dois entraram juntos no auditório. Foto: Lúcio Antônio/Plox
 

Em entrevista, o governador falou sobre a curva no número de infecções no estado e disse ainda que, caso ela continue se comportando da forma prevista, o número de casos e de óbitos no estado deverá diminuir nas próximas semanas.

“A curva real de Minas Gerais tem se comportado de forma semelhante, de forma muito próxima, à curva teórica que os infectologistas, que os estatísticos previram. Se ela continuar próxima do modelo teórico, tudo indica que em duas, três ou quatro semanas deveremos ver um declínio no número de casos e de óbitos no estado”, disse o governador Romeu Zema. 
 

governador-zema-lúcio-antônioZema participou da coletiva e respondeu algumas perguntas dos jornalistas. Ele explicou sobre o que o o Governo do estado tem feito. Foto: Lúcio Antônio/Plox
 

O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, destacou que a taxa de letalidade em Minas Gerais é uma a segunda menor entre os estados brasileiros, tendo apenas o estado do Mato Grosso do Sul à sua frente. O prefeito também parabenizou o governador, dizendo que ele adotou as políticas públicas “corretas” nesses quatro meses. 
“A gente viu sistemas públicos colapsarem no mundo inteiro e em Minas Gerais não colapsou. Nós conseguimos dar a vazão, com muita dificuldade, com muito trabalho”, destacou o prefeito de Coronel Fabriciano. 
 

Prefeito-fabri-lúcio-antônioMarcos Vinicius, prefeito de Fabriciano, disse que Minas Gerais conseguiu achatar a curva. Foto: Lúcio Antônio/Plox
 

Veja trechos da coletiva:

Minas terá um novo programa Minas Consciente
 

Romeu Zema afirmou que Minas Gerais terá, a partir da próxima semana, um novo programa Minas Consciente. 


O governador disse que a Secretaria de Estado de Saúde está trabalhando para desenvolver um projeto, que contemple as microrregiões, e não as macrorregiões, como tem sido o programa atual.


“Minas vai trabalhar com um sistema focado nas microrregiões. Cada microrregião poderá estar em um momento diferente da outra, e estão sendo tratadas da mesma forma, em uma macrorregião”.
Carlos Eduardo Amaral, secretário de Saúde de Minas Gerais, também esteve na coletiva, em Coronel Fabriciano-MG. Foto: Lúcio Antônio/Plox
 

Coletiva-zema-lúcio-antônioDa esquerda para a direita: Carlos Eduardo Amaral, secretário de Saúde de Minas Gerais, Romeu Zema, governador de MG, Marcos Vinícius, prefeito de Fabriciano e  Kátia Barbalho, secretária de Governança de Saúde de Fabriciano. Foto: Lúcio Antônio/Plox
 

Ocupação de leitos
O Hospital Dr. José Maria Morais, gerido pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, segue com 19 pacientes em internação por causa de Covid-19. Destes, 15 são de Fabriciano e outros quatro, residentes de cidades vizinhas. Com isso, a taxa de ocupação é 47,5% de um total 40 leitos disponíveis – são 20 leitos de enfermaria e outros 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
 
 
A taxa de ocupação leva em conta a estrutura em funcionamento na instituição desde o dia 2 de junho e os dados do Boletim Epidemiológico, atualizados diariamente. 


Pacientes curados

Desde o início da pandemia, 1.177 pessoas foram curadas da doença, o que representa 73% do total de 1.591 infectados. Outros Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 23, pela Secretaria de Governança da Saúde.


A média de Fabriciano é superior a do Brasil; o Ministério da Saúde contabilizou 1.532.130 pessoas recuperadas, ou 68% do total de casos positivos no país (dados do dia 23 de julho de 2020). 
 

Destaques