Extra

Suspeita de Febre Maculosa: investigação sobre morte de adolescente agita Juiz de Fora

O óbito do menor foi registrado no último sábado (23 de julho), em Juiz de Fora

24/07/2023 às 14:22 por Redação Plox

Um jovem de 13 anos, residente em Juiz de Fora, região da Zona da Mata de Minas Gerais, teve sua morte registrada no último sábado, dia 23 de julho. A causa do óbito ainda é incerta, mas há suspeitas de que tenha sido provocada pela febre maculosa. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou essa informação nesta segunda-feira.

Os primeiros sintomas da doença hemorrágica apareceram no paciente em 18 de julho. Houve um agravamento abrupto de seu quadro de saúde na última quinta-feira (20 de julho), culminando em seu óbito na madrugada de sábado na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

 

Os médicos da Santa Casa de Misericórdia alertaram a SES-MG após suspeitarem de febre maculosa. A partir dessa informação, a SES-MG coletou amostras para análise, e o caso está sob investigação epidemiológica para confirmar ou descartar o diagnóstico. Esse procedimento é de extrema importância, uma vez que os sintomas da febre maculosa são semelhantes a outras doenças febris hemorrágicas.

Segundo um comunicado oficial da SES-MG, mesmo que casos de febre maculosa possam ocorrer em qualquer período do ano, o maior número de registros ocorre durante a estação seca, especificamente de abril a outubro. Neste cenário, a SES-MG enfatiza a relevância de reforçar ações de prevenção, monitoramento e comunicação de riscos à população.

A febre maculosa é uma doença febril aguda, cuja gravidade pode variar, indo desde formas leves e atípicas até formas graves, com alta taxa de mortalidade. Causada por bactérias do gênero Rickettsia, a doença é transmitida pela picada de carrapatos infectados. Os sintomas podem levar até duas semanas para se manifestar após a infecção inicial.

Entre os sintomas mais comuns, destacam-se febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e solas dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, além de paralisia dos membros que começa nas pernas e pode avançar até os pulmões, resultando em falha respiratória.

O tratamento para a febre maculosa é feito com antibióticos e deve ser iniciado precocemente, durante as fases iniciais da doença, para evitar mortes e complicações. O resultado do tratamento está diretamente ligado à rapidez com que é iniciado e à adequação do medicamento prescrito. Sem tratamento, o paciente pode progredir para um estado de apatia e confusão mental, com alterações psicomotoras frequentes, chegando a um estado de coma profundo.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a