Chinesas antecipam taxas das blusinhas: Shein, Shopee e AliExpress iniciam cobrança neste sábado

Imposto sobre compras internacionais de até US$ 50 começa em 1° de agosto, mas plataformas se adiantam na cobrança de 20% mais ICMS.

Por Plox

24/07/2024 08h42 - Atualizado há cerca de 2 meses

A partir do dia 1° de agosto, o novo imposto sobre compras internacionais de até US$ 50, conhecido como 'taxa das blusinhas', entrará em vigor. No entanto, as populares plataformas de e-commerce chinesas Shein, AliExpress e Shopee decidiram antecipar a cobrança para o próximo sábado, dia 27 de julho.

Shopee explica antecipação

A Shopee, em entrevista à Itatiaia, detalhou que a partir deste sábado, todos os pedidos já incluirão as Declarações de Importação de Remessas (DIRs) emitidas após o dia 1° de agosto. "Manteremos a transparência em nossas comunicações com os nossos consumidores, os valores serão calculados e detalhados na finalização da compra", afirmou a empresa.

Além disso, a Shopee enfatizou que seu foco continua sendo o mercado brasileiro. "São 3 milhões de vendedores brasileiros registrados na plataforma e 9 a cada 10 vendas são de vendedores brasileiros. Para os consumidores que comprarem dos mais de 3 milhões de lojistas nacionais, não haverá mudanças", ressaltou a varejista.

AliExpress e a nova regulamentação

O AliExpress também anunciou a antecipação da cobrança para cumprir o prazo de ajuste das declarações de importação. "De acordo com a nova regulamentação, todos os pedidos de compras efetuados na plataforma do AliExpress a partir do dia 27 de julho irão contemplar as novas regras tributárias. Os clientes e parceiros serão comunicados nos canais oficiais do AliExpress sobre as próximas etapas", informou a empresa em nota à Itatiaia.

Shein e o cumprimento da legislação

À CNN, a Shein declarou que seguirá rigorosamente a aplicação da nova legislação a partir do dia 1° de agosto, durante o registro da declaração de importação à Aduana. No entanto, a empresa alertou que os consumidores podem ser tributados em compras feitas até dois ou três dias antes dessa data, devido ao intervalo entre o momento da compra e a declaração à Aduana.

Impacto da nova tributação

Atualmente, as compras feitas no exterior em sites como Shopee, Shein e AliExpress são taxadas apenas pelo Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é estadual e tem uma alíquota de 17%. Com a nova tributação, essas compras também serão sujeitas a um imposto federal de 20%, além do ICMS.

Essa mudança representa um aumento significativo na carga tributária sobre os produtos adquiridos dessas plataformas, impactando diretamente o preço final pago pelo consumidor.

Destaques