Travel techs em Minas Gerais ocupam vice-liderança no Brasil

Segundo levantamento recente, Minas Gerais ocupa o segundo lugar no número de travel techs, com 24 empresas, enquanto São Paulo lidera com 109.

Por Plox

24/07/2024 09h04 - Atualizado há cerca de 2 meses

A segunda edição do Mapa das Travel Techs Brasileiras revela que o Sudeste concentra 72,2% das startups de tecnologia voltadas para o turismo. São Paulo se destaca com mais da metade das travel techs do país (109), seguido por Minas Gerais, com 24 empresas. O Sul ocupa a terceira posição com 16,6%, destacando Santa Catarina com 17 startups.

Foto: Onfly/divulgação

Categorias das travel techs

O Brasil possui atualmente 205 travel techs ativas, distribuídas em onze categorias distintas:

  • Tecnologia para outros players (24,4%)
  • Mobilidade (17,6%)
  • Experiências (13,2%)
  • Agenciamento e reservas online (12,2%)
  • Eventos (8,8%)
  • Gestão de Viagens Corporativas (6,8%)
  • Despesas corporativas (5,4%)
  • Serviços para viajantes (4,4%)
  • Hospedagem (3,4%)
  • Programa de fidelidade (2,4%)
  • Benefício corporativo (1,5%)

Crescimento e oportunidades no setor

As travel techs têm contribuído significativamente para a transformação digital do setor de turismo, trazendo inovações como check-in via aplicativos e busca de roteiros turísticos digitais. Empresas com até 50 funcionários representam mais de 70% do setor, com 36,1% operando com equipes de até 10 pessoas. Apenas 14,2% possuem 100 ou mais colaboradores.

Marcelo Linhares, CEO e cofundador da Onfly, comenta: "Temos um setor ativo, digitalizado e apto para escalar. Entre as startups do país, as que oferecem soluções para o segmento de viagens ainda são poucas e, em sua maioria, jovens e tocadas por times mais enxutos. Dado o tamanho do mercado de turismo brasileiro e seu potencial de expansão, não seria exagero dizer que estamos diante de uma grande oportunidade de mercado."

Desafios e o impacto da inteligência artificial

Marcelo Linhares ressalta que, embora a inteligência artificial esteja impactando diversos setores, no turismo ainda há desafios básicos a serem resolvidos, como cancelamento e remarcação de voos via APIs e check-outs mais rápidos em hotéis. "O mercado de turismo corporativo é grande e possui muitas ineficiências em função, principalmente, da baixa adoção de tecnologia ainda. Muitas empresas ainda pedem cotação de passagem por e-mail e fazem reservas de hotel por telefone," afirma Linhares. Ele prevê que, em uma década, o mercado será completamente diferente, comparando com as mudanças trazidas por apps como Uber e iFood.

Sobre a Onfly

A Onfly é a maior travel tech B2B da América Latina, oferecendo uma plataforma completa para gestão de viagens e despesas corporativas. Com mais de 1.600 clientes, a empresa facilita processos de viagem e transparência nos gastos, desde passagens aéreas até despesas menores. Em 2023, a Onfly recebeu um investimento de R$80 milhões em uma rodada liderada pela Left Lane Capital e Cloud9 Capital.

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