VÍDEO: queda de avião no Nepal mata 18 pessoas; confira

Único sobrevivente foi o comandante da aeronave, que está hospitalizado

Por Plox

24/07/2024 07h12 - Atualizado há cerca de 1 mês

Um avião da Saurya Airlines caiu e explodiu logo após decolar do Aeroporto Internacional de Tribhuvan, em Katmandu, na manhã desta quarta-feira (24), resultando na morte de 18 pessoas. Autoridades informaram que todos os ocupantes eram funcionários da própria companhia aérea, incluindo técnicos que estavam a caminho de Pokhara para realizar reparos em outra aeronave.

Veja o vídeo: 

 

A aeronave, um Bombardier CRJ-200 com capacidade para 50 passageiros, transportava dois tripulantes e 17 técnicos. Apenas o comandante da aeronave sobreviveu à tragédia e foi levado para um hospital, onde recebe tratamento. O porta-voz do aeroporto, Tej Bahadur Poudyal, confirmou a informação, mas não divulgou detalhes sobre o estado de saúde do piloto.

Foto: reprodução vídeo /  X

 

Vídeos gravados por testemunhas mostram o momento em que o avião decolou, voando baixo e inclinando-se drasticamente para a direita antes de cair e explodir em chamas. As imagens também revelam equipes de bombeiros lutando contra o incêndio e uma densa nuvem de fumaça negra no local do acidente. Equipes de resgate foram vistas vasculhando os restos carbonizados da aeronave, espalhados por uma vasta área.

O acidente levou ao fechamento temporário do aeroporto de Katmandu, causando atrasos e cancelamentos de voos. O histórico de segurança aérea do Nepal tem sido amplamente criticado; desde o ano 2000, quase 350 pessoas morreram em acidentes de avião ou helicóptero no país.

Foto: reprodução vídeo /  X

 

Um dos acidentes mais mortais na história do Nepal ocorreu em 1992, quando um Airbus da Pakistan International Airlines colidiu com uma encosta nas proximidades de Katmandu, matando 167 pessoas. Mais recentemente, em janeiro de 2023, um voo da companhia aérea Yeti caiu, matando 72 pessoas. A investigação revelou que o acidente foi causado por um erro dos pilotos, que acidentalmente cortaram a energia da aeronave.

Destaques