Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Começa nesta quinta pagamento de reembolso a vítimas de descontos ilegais do INSS

Mais de 600 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo de ressarcimento; valor será pago em parcela única e com correção

24/07/2025 às 10:45 por Redação Plox

A partir desta quinta-feira, 24 de julho, tem início o pagamento dos reembolsos referentes aos descontos indevidos aplicados por entidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Imagem Foto: Agência Brasil

O valor será creditado diretamente na conta onde os segurados recebem o benefício, e o critério adotado é o de ordem de adesão — ou seja, quem confirmou o acordo primeiro, terá prioridade no recebimento. Os pagamentos serão realizados em parcela única, com os valores corrigidos pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).


Segundo o INSS, cerca de 600 mil pessoas já aderiram à proposta do governo até o último dia 21. A expectativa é que esse número cresça, já que o prazo para adesão segue até o dia 14 de novembro. A adesão é gratuita e o beneficiário pode consultar previamente o valor a ser ressarcido.


Para participar, o aposentado ou pensionista deve ter registrado uma contestação sobre o desconto e não ter recebido resposta da associação responsável no prazo de 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3,2 milhões de solicitações — feitas por cerca de 1,9 milhão de pessoas — já ultrapassaram esse prazo e, portanto, podem ser contempladas no acordo.


A adesão ao acordo pode ser feita exclusivamente por meio do aplicativo ou site Meu INSS, além de agências dos Correios espalhadas por mais de 5 mil municípios. A central 135 também está disponível para informações e contestações, embora não realize diretamente o processo de adesão.


No caso do aplicativo Meu INSS, o caminho é simples: basta acessar com CPF e senha, ir até a aba “Consultar Pedidos” e clicar em “Cumprir Exigência”. Em seguida, deve-se ler atentamente o último comentário, marcar a opção “Sim” no campo “Aceito receber” e finalizar clicando em “Enviar”.


O processo que leva à adesão ao acordo envolve três etapas: primeiro, o beneficiário contesta o desconto indevido; depois, aguarda o prazo de 15 dias úteis para resposta da entidade responsável; caso não haja retorno, o sistema do INSS libera a opção para adesão ao ressarcimento.


"A devolução representa um passo importante na proteção dos direitos dos segurados que foram prejudicados por cobranças indevidas", informou o INSS em nota oficial.

A medida é considerada um alívio para milhares de aposentados e pensionistas que vinham sendo afetados por essas práticas irregulares, e agora terão a possibilidade de recuperar os valores com correção monetária.


Compartilhar a notícia

Veja também
Comércio alimentício terá horário especial no feriado de 15 de agosto no Vale do Aço
ECONOMIA

Comércio alimentício terá horário especial no feriado de 15 de agosto no Vale do Aço

Supermercados e estabelecimentos do setor abrirão em horários definidos em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, conforme acordos coletivos

ECONOMIA

Brasil lidera carga tributária na América Latina e enfrenta desafios com retorno à sociedade

País tem tributação de 33% do PIB, superando média da região e revelando impacto desproporcional sobre a população de baixa renda.

Pixabay
ECONOMIA

Febraban alerta para os riscos de limitar juros do crédito rotativo

A entidade financeira argumenta que restrições aos juros podem reduzir a disponibilidade de crédito e afetar a economia.

Usiminas apresenta relatório anual de sustentabilidade
ECONOMIA

Usiminas apresenta relatório anual de sustentabilidade

Companhia destaca evolução em práticas ambientais, sociais e de governança no novo documento

para você
Parque Ipanema
LAZER

Ipatinga se destaca como destino turístico ao integrar o Mapa do Turismo Brasileiro em 2023

Mapa do Turismo Brasileiro tem, neste ano, 2.477 municípios e 335 regiões turísticas em todo o país que têm vocação ou são impactados pelo setor de viagens

Termina em outubro o prazo para lavadores de carros renovarem licença em BH
GERAL

Termina em outubro o prazo para lavadores de carros renovarem licença em BH

Prefeitura alerta que quase 90% dos profissionais ainda não iniciaram o processo de regularização

 Foto: Freepik
GERAL

Alerta em Minas Gerais: taxas elevadas de internações por câncer de próstata preocupam especialistas

Incidentes de Câncer de Próstata em Minas Gerais Superam Média Nacional; Especialistas Enfatizam Importância da Prevenção e Diagnóstico Precoce

Manifestantes invadem o Congresso
POLíTICA

Manifestantes invadem o Congresso em Brasília; veja repercussão

Há relatos de que os manifestantes teriam entrado no STF e no Palácio do Planalto