Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Consulta pública discute nova fase de gestão no Parque Estadual do Rio Doce

Sociedade pode enviar sugestões para edital que definirá organização responsável por ações de conservação e turismo sustentável

24/07/2025 às 10:41 por Redação Plox

A população de Minas Gerais e de todo o país tem a oportunidade de participar ativamente da nova etapa de um dos mais importantes projetos de conservação ambiental do estado. O Governo de Minas, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), abriu uma consulta pública para receber sugestões sobre o edital que vai definir a Organização Social (OS) encarregada da segunda fase de implementação do projeto no Parque Estadual do Rio Doce.


Imagem Foto: Divulgação/Agência Minas

Com prazo até o dia 5 de setembro, a consulta está disponível para qualquer interessado, incluindo organizações sociais já qualificadas ou que pretendem se qualificar, além de cidadãos, profissionais liberais, coletivos, movimentos sociais, empresas, associações e entidades civis. Todos podem colaborar com sugestões, pareceres, estudos ou documentos técnicos que contribuam para o aperfeiçoamento do edital, cujo foco principal é fortalecer a preservação ambiental aliada ao turismo sustentável.


A Organização Social escolhida assumirá responsabilidades que abrangem áreas estratégicas como visitação e turismo, gestão da biodiversidade, administração e operações, comunicação institucional e relacionamento com comunidades locais. A meta é que a entidade execute ações diretamente ligadas à conservação, alcance indicadores definidos no contrato e amplie o alcance social da unidade de conservação.


De acordo com o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar, essa etapa representa um marco para garantir que a sociedade esteja envolvida no processo decisório.
"A conservação deste relevante fragmento da Mata Atlântica demanda planejamento, inovação e a participação ativa da sociedade", destaca Lasmar, reforçando que a escuta pública é essencial para consolidar a proposta de gestão ambiental compartilhada, eficiente e transparente

.

O edital de Procedimento Público de Declaração de Interesse pode ser acessado online e detalha as regras para envio das contribuições. Além disso, está prevista uma reunião pública virtual para o sábado, 26 de julho, às 14h, onde os participantes poderão debater a proposta ao vivo ou enviar suas sugestões por escrito. As duas formas de participação são complementares.


A parceria com organizações sociais segue o modelo regulamentado pelo Estado de Minas Gerais, e a qualificação como OS é gratuita, realizada junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).


Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail parc@meioambiente.mg.gov.br, conforme indicado no próprio edital.


Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Elenildes Dantas/Divulgação
EDUCAçãO

Livros didáticos em escolas privadas: custos elevados impactam orçamentos familiares

Preços de Livros Didáticos Superam Média Nacional em Escolas Particulares

Unileste
EDUCAçãO

Unileste forma primeira turma de Medicina Veterinária do Vale do Aço

A solenidade de Colação de Grau ocorreu na última sexta-feira (10)

vrv
EDUCAçãO

Plataforma do Cartão de TODOS, Refuturiza, lança EJA em formato digital com valores acessíveis

A formação de jovens e adultos fora de idade escolar será disponibilizada junto a um suporte focado no mercado de trabalho

mão
EDUCAçãO

O StudyBay: sua plataforma online de escrita e revisão de trabalhos acadêmicos

A plataforma possui um formato em que permite que os preços não sejam fixos

para você
fechado.jpeg
EMPREGO

Mais de 700 mil empresas brasileiras já fecharam as portas na Pandemia, diz pesquisa

De acordo com especialistas, a falta de planejamento estratégico é um dos fatores agravantes da crise

aaaa
GERAL

Cinco famílias alegam ser parentes de Clarinha e farão exames de DNA

A história de Clarinha, que encontrou seu fim trágico após uma longa estadia hospitalar, veio a público em grande escala após ser destacada em uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo.

Brasil lucra no agro, mas perde na indústria com guerra comercial, aponta pesquisa
ECONOMIA

Brasil lucra no agro, mas perde na indústria com guerra comercial, aponta pesquisa

Pesquisa da UFMG aponta que Brasil pode ganhar US$ 4,8 bilhões com exportações agrícolas, mas indústria deve perder US$ 3,5 bilhões com tarifas impostas por EUA e China

Foto---Usipa---Judô---Yngrid-Bragança-2.jpg
ESPORTES

Usipa anuncia Projeto “Judocas de Aço”

O Projeto Judocas de Aço foi aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte