Governo dos EUA promete medidas contra Alexandre de Moraes

Subsecretário de Estado norte-americano critica ministro do STF e diz que Trump e Rubio já tomam providências

Por Plox

24/07/2025 19h13 - Atualizado há 8 dias

O governo dos Estados Unidos, por meio de um dos seus principais representantes da diplomacia, voltou a se posicionar de forma crítica em relação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


Imagem Foto:   Carlos Alves Moura/STF


Darren Beattie, subsecretário de Estado para a Diplomacia Pública e Assuntos Públicos dos EUA, publicou nesta quinta-feira (24), na rede social X (antigo Twitter), uma nova declaração polêmica. Segundo ele, Moraes representa o que classificou como \"o coração pulsante do complexo de perseguição e censura contra Jair Bolsonaro\".



Na mesma mensagem, Beattie acusou o ministro brasileiro de estar por trás de ações que, segundo ele, vêm restringindo a liberdade de expressão não apenas no Brasil, mas também com reflexos nos Estados Unidos. Ele ainda declarou que, sob a liderança do ex-presidente Donald Trump e do secretário Marco Rubio — atual chefe do próprio Beattie —, as autoridades americanas estão \"atentas e tomando as devidas providências\" sobre a situação.



O perfil oficial da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil reforçou o posicionamento e também divulgou um comunicado nas redes sociais endossando a fala do subsecretário. A publicação indica que o governo norte-americano está comprometido em acompanhar e agir diante do que considera uma perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro.


Destaques