Lula vai lançar programa que distribui gás para famílias de baixa renda
Com início previsto para agosto, medida beneficiará 17 milhões de lares registrados no CadÚnico
Por Plox
24/07/2025 18h54 - Atualizado há 8 dias
Durante uma visita ao município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, nesta quinta-feira (24), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou que o governo federal irá lançar o programa 'Gás para todos' no início de agosto. A proposta prevê a distribuição de botijões de gás para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

A assinatura da medida provisória está agendada para o dia 5 de agosto, conforme anunciado por Silveira durante a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na região. Segundo o ministro, a nova política social deverá atender cerca de 17 milhões de famílias em todo o país.
Atualmente, 5,6 milhões de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico, com rendimento de até meio salário-mínimo, já recebem um auxílio para aquisição do gás de cozinha. O novo programa visa ampliar essa assistência, garantindo que mais famílias tenham acesso ao botijão de gás sem custo.
“O presidente Lula vai assinar a medida provisória agora dia 5 de agosto e 17 milhões de botijões de gás chegarão à casa das pessoas, protegendo as nossas famílias. É a continuidade do programa social que, somado ao Luz para Todos, que tirou da escuridão 17 milhões de famílias, fazem a justiça no setor de energias”, declarou Silveira.
O ministro também mencionou o programa Luz do Povo, que proporciona isenção na tarifa de energia elétrica para famílias de baixa renda e comunidades quilombolas que consomem até 80 kwh por mês. Estima-se que 60 milhões de pessoas sejam beneficiadas por essa política em todo o Brasil, sendo que só em Minas Gerais, o número chega a 4,6 milhões.
Essas ações, segundo o governo federal, fazem parte de uma estratégia para garantir mais dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade e para ampliar o acesso a recursos energéticos essenciais, como gás e eletricidade, nas regiões mais carentes do país.