Obra na Avenida Maanaim, em Ipatinga, entra na fase final com novo asfalto

Reconstrução avança conforme cronograma e reforça segurança e mobilidade no acesso à BR-381

Por Plox

24/07/2025 06h47 - Atualizado há 9 dias

A reta final das obras na alça da Avenida Maanaim, em Ipatinga, começou a ganhar forma com a aplicação do novo asfalto, indicando a aproximação do fim dos serviços iniciados após as fortes chuvas de janeiro deste ano.


Imagem Foto: Divulgação/PMI


O local, que teve sua estrutura anterior comprometida e desmoronada, está sendo reconstruído com foco em segurança e durabilidade. Segundo a Secretaria de Obras Públicas, a nova intervenção foi pensada de maneira estratégica, substituindo o gabião antigo por um muro de contenção feito com blocos estruturais de concreto. Mais de 400 blocos foram empregados para garantir a estabilidade do solo, acompanhados de melhorias no sistema de drenagem e reconstrução total da base da via.


Imagem Foto: Divulgação/PMI


Desde a assinatura da ordem de serviço em 4 de junho, os trabalhos vêm sendo executados dentro do cronograma previsto, com entrega estimada para até 60 dias. A pavimentação final é o último passo antes da liberação do tráfego, prevista para a próxima semana.


A secretária Jéssica Mara dos Reis destacou a responsabilidade técnica aplicada na execução:
“É uma obra pensada para resistir e garantir segurança à população”

. Ela frisou a importância da durabilidade da intervenção e o compromisso da gestão com a mobilidade urbana.

Imagem Foto: Divulgação/PMI


A ligação com a BR-381 e a integração entre bairros estratégicos estão entre os principais benefícios que a nova estrutura trará à população. O prefeito Gustavo Nunes lembrou que outro trecho da avenida precisou de intervenção anterior, também por falhas estruturais de gestões passadas. Essa obra anterior, já concluída em 2024, resistiu sem danos durante as chuvas de janeiro. Segundo ele,
“A parte construída por nós resistiu sem danos, mesmo com o volume intenso de água. Isso comprova que, quando há planejamento e responsabilidade, o resultado aparece”

.

Apesar dos transtornos momentâneos causados por alterações no trânsito e circulação de máquinas, a administração municipal reforça que os ganhos em segurança viária e fluidez compensam os incômodos. A obra é mais um passo no fortalecimento da infraestrutura urbana de Ipatinga.


Destaques