Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Senado recebe 29 pedidos de impeachment contra Moraes

Requerimentos contra o ministro Alexandre de Moraes se acumulam desde 2021, mas nenhum foi adiante

24/07/2025 às 16:31 por Redação Plox

O número de pedidos de impeachment protocolados contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alcançou a marca de 29 desde 2021. O mais recente deles foi apresentado nesta quarta-feira, 23 de julho, pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), em meio a uma crescente tensão entre Judiciário e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Imagem Foto: Agência Brasil

Este é o sexto pedido apenas em 2025. Apesar da intensidade com que a oposição tem buscado retirar Moraes do cargo, o Senado, sob a presidência de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não permitiu que qualquer uma das ações avançasse até o momento. O fato tem provocado fortes críticas por parte de políticos contrários ao governo e aos recentes desdobramentos judiciais envolvendo Bolsonaro.


A nova ofensiva de Flávio ocorre em um cenário de crise institucional e internacional. O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, ainda responde a investigações sobre uma suposta tentativa de golpe, e foi alvo recentemente de medidas cautelares aplicadas por Moraes. Enquanto isso, o Brasil também lida com tensões diplomáticas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter imposto uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e criticado abertamente a possibilidade de Bolsonaro ser preso.


Grupos ligados ao bolsonarismo têm intensificado as acusações contra Moraes, alegando perseguição política e uso abusivo de decisões individuais. Em resposta, manifestações foram organizadas para o dia 3 de agosto por apoiadores do ex-presidente. Os protestos têm como foco não só as ações judiciais contra Bolsonaro, mas também críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à atuação do Supremo Tribunal Federal.


"O presidente do Senado tem a obrigação de agir diante do clamor da população e da oposição", afirmou um dos parlamentares críticos à postura de Davi Alcolumbre

A pressão sobre o Senado deve aumentar nas próximas semanas, especialmente com o calendário das manifestações se aproximando e com a crescente cobrança pública sobre o comportamento do Legislativo frente às ações do STF.


Compartilhar a notícia

Veja também
Pedido de Daniel Silveira para estudar e trabalhar fora da prisão é rejeitado pelo STF
POLíTICA

Pedido de Daniel Silveira para estudar e trabalhar fora da prisão é rejeitado pelo STF

Com nove votos contrários, ministros mantêm decisão de Alexandre de Moraes e negam benefício ao ex-deputado

Deputada Amália Barros Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
POLíTICA

Falecimento de Amália Barros, figura emblemática do PL Mulher e defensora dos direitos das pessoas com deficiência

A deputada, que teve uma destacada trajetória de superação e ativismo, faleceu após complicações médicas em São Paulo

Gleisi Hoffmann sai em defesa de Lula após fala sobre 'mulher bonita'
POLíTICA

Gleisi Hoffmann sai em defesa de Lula após fala sobre 'mulher bonita'

Ministra rebate críticas e destaca ações do presidente em prol das mulheres

Gleisi Hoffmann parabeniza Motta e Alcolumbre por retomada do Congresso
POLíTICA

Gleisi Hoffmann parabeniza Motta e Alcolumbre por retomada do Congresso

Ministra das Relações Institucionais elogia ação dos presidentes da Câmara e do Senado para encerrar ocupação da oposição e retomar trabalhos legislativos

para você
Homem morto a tiros em Timóteo
POLíCIA

Indivíduos matam homem a tiros em Timóteo

Segundo informações, após o crime, os suspeitos fugiram em uma motocicleta

Condições precárias afastam trabalhadores e deixam vagas abertas no Brasil
EMPREGO

Condições precárias afastam trabalhadores e deixam vagas abertas no Brasil

Empresas enfrentam dificuldades para preencher postos operacionais devido a salários baixos, insalubridade e gestão desumana

Escola
EDUCAçãO

Sessenta e dois municípios ficaram de fora do cálculo do VAAT para 2023

As informações foram divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), na última terça-feira

pello menos
LAZER

Depilação a laser: conheça as tecnologias e suas eficácias

Hoje, no mercado, existem várias marcas de equipamentos a laser disponíveis