Usiminas promove Dia da Segurança, com parada de linhas operacionais

Empresa interrompeu 62 linhas operacionais em todo o país para reforçar cultura de prevenção

Por Plox

24/07/2025 11h39 - Atualizado há 9 dias

Durante esta semana, a Usiminas realizou mais uma edição de sua tradicional Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat), desta vez trazendo uma ação inédita: a interrupção simultânea de 62 linhas operacionais em todas as unidades do grupo espalhadas pelo Brasil.


Imagem Foto: Divulgação


A paralisação ocorreu como parte do chamado Dia da Segurança, uma prática que foi inspirada pela Ternium e passou a integrar o calendário interno da companhia. Com o tema “Segurança Primeiro”, a iniciativa buscou promover uma reflexão coletiva e profunda entre os colaboradores sobre os cuidados no ambiente de trabalho.


Imagem Foto: Divulgação


Mais de 4.700 trabalhadores, entre funcionários diretos da Usiminas e de empresas terceirizadas, participaram do evento, que enfatizou a importância de colocar a segurança acima de qualquer outro aspecto nas rotinas industriais.



\"Paramos nossas operações por uma hora para fazer uma reflexão profunda sobre a segurança. Esse momento é um exemplo de como devemos agir no dia a dia, colocando a segurança sempre em primeiro lugar, antes mesmo da operação\", declarou o presidente da empresa, Marcelo Chara, ao destacar o compromisso da Usiminas com a integridade de seus profissionais.
Esse momento é um exemplo de como devemos agir no dia a dia, colocando a segurança sempre em primeiro lugar, antes mesmo da operação

, reforçou.

Além da paralisação, a programação da Sipat — que segue até a sexta-feira, dia 25 — incluiu atividades como uma feira voltada para soluções de segurança, palestras abordando temas relacionados à saúde mental, meio ambiente e segurança no trabalho, além de visitas guiadas com familiares dos empregados, aproximando ainda mais a comunidade das ações internas da empresa.


Destaques