Mais de 100 alunos participam de festival de xadrez em Timóteo

Evento foi realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município

Por Plox

24/08/2019 09h30 - Atualizado há mais de 4 anos

O Grêmio Recreativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, no bairro Olaria, foi palco do IV Festival de Xadrez, que reuniu 104 alunos de 12 escolas estaduais e municipais na tarde desta sexta-feira, (23). Realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Coordenação de Educação Física, o festival teve como finalidade promover a divulgação da modalidade esportiva e a socialização entre os alunos. 

De acordo com Jane Madeira, da Coordenação de Educação Física, o projeto traz reflexos positivos para a prática pedagógica, pois contribui para a disciplina, socialização, concentração e melhoria do desenvolvimento cognitivo e intelectual dos alunos. O Festival de Xadrez abrangeu crianças de 8 a 11 anos, do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Divulgação

Os organizadores do evento quiseram passar a mensagem que a participação foi mais importante que a vitória, sendo que todos alunos foram homenageados ao final do evento. O aluno João Pedro Arthuso, da Escola Estadual Getúlio Vargas, pratica xadrez há quatro anos por influência de um tio. “O xadrez hoje é um esporte muito disputado Jogo desde quatro anos. É um jogo de inteligência que ajuda na Matemática”, expõe. 

Divulgação

Os alunos das escolas municipais Novo Tempo, Raquelly Mariane Moura de Souza, de 10 anos, e Limoeiro, Marlon Victor de Souza Lima,10 anos,  também afirmam gostar do esporte. Raquelly aprendeu xadrez com a professora, carinhosamente chamada de “tia” Cintia e se diverte jogando com os amigos. Marlon, apesar da timidez, fica muito interativo e alegre ao jogar. Ele diz que prefere o xadrez a outras modalidades e afirma que costuma ganhar as partidas.
 

Destaques