Prefeitura de Belo Oriente propõe reajuste de 10,5% para servidores municipais
Prefeito Hamilton Rômulo e vereadores se reuniram na última sexta para discutir tema
Por Plox
24/08/2019 14h44 - Atualizado há mais de 5 anos
Em reunião ocorrida nesta sexta-feira (23), com representantes da Câmara de Vereadores, a administração municipal de Belo Oriente apresentou projeto de reajuste salarial de 10,5% para os servidores municipais.
O reajuste proposto pela administração do município passou por diversos estudos da equipe de finanças e planejamento, que avaliaram o impacto fiscal e econômico na folha salarial e nas finanças da Prefeitura. O benefício, de acordo com a proposta, será realizado de forma escalonada, ainda neste ano, a partir de outubro, para que o município não infrinja a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Atualmente, de acordo com números oficiais da prefeitura, Belo Oriente está comprometida com 49,5% da Receita Corrente Líquida com Folha de Pagamento, sendo que mais de 70% é com servidores efetivos.
Estiveram presentes a apresentação do estudo do reajuste, o prefeito Hamilton Rômulo, o vice-prefeito Geci Gomes e os vereadores Cyr Farney (Fá), Alfredo do Lori, Edmar Rosa, Tião Farias, Kara, Rivaldo, Disson, Nacife Menezes, Zé Pires, Vaguim da Borracharia, Juscelio Luna. Além do secretário municipal de Finanças e Contadoria, Vicente Júnior e o secretário municipal de Planejamento, José Hermógenes.
Após a apresentação da proposta aos parlamentares e debate sobre como o reajuste será concedido, o governo municipal irá encaminhar o projeto de lei para a Câmara para que entre em votação. Após aprovado pelos vereadores, os novos valores passam a valer a partir do mês de outubro.
Responsabilidade
O reajuste salarial de 10,5% apresentado está bem acima do índice da inflação relativo ao ano de 2018, que foi de 3,75% e o dobro do que foi oferecido nos municípios da região. Segundo o prefeito, a busca pelo equilíbrio nos gastos públicos é a marca de sua gestão. “Este é um dos maiores reajustes da região. Isso se deve a um trabalho responsável de gestão e com apoio da Câmara Municipal. Apesar de todas as dificuldades financeiras registradas em todo o país, a Prefeitura de Belo Oriente conseguiu aumentar a sua arrecadação própria e ficar com o pagamento das contas em dia”, afirmou.