Brasil tem quase 4 mil casos de varíola dos macacos
Governo prevê a chegada de 50 mil doses de vacina
Por Plox
24/08/2022 18h54 - Atualizado há mais de 2 anos
O Brasil já tem 3.984 casos confirmados de varíola dos macacos, segundo o último boletim epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde, na noite de terça-feira (23).
O estado de Minas Gerais está em terceiro lugar no ranking de casos, com 216 registros confirmados e um óbito. Esse é o único falecimento constatado no país até o momento. Trata-se de um homem de 41 anos, que estava internado na capital mineira, Belo Horizonte. A maior parte dos casos está concentrada no estado de São Paulo, com 2.567 casos, seguido pelo estado do Rio de Janeiro, com 472.
Veja o vídeo:
O governo brasileiro aguarda permissão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importar vacinas e medicamentos antivirais comprados pelo fundo rotatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). A aquisição é viabilizada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
O Ministério da Saúde enviou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na terça-feira (24/8), o pedido para análise de um medicamento para tratar pacientes com risco de desenvolver quadros graves de varíola do macaco. Trata-se do antiviral Tecovirimat, produzido pelo laboratório SIGA Technologies.
A pasta também solicitou na terça-feira (24/8) a análise da vacina contra a varíola do macaco, com a dispensa do registro, à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A negociação é entre o Ministério da Saúde e o laboratório dinamarquês Bavarian Nordic, via Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
A previsão é que cheguem ao todo três remessas totalizando 50 mil doses de vacinas e cerca de 500 unidades de medicamentos antivirais, de acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.