Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Juiz é denunciado junto com mais 19 por fraudes em heranças de pessoas falecidas

Esquema envolveu a manipulação de documentos para se apropriar ilegalmente de bens de falecidos

24/08/2024 às 10:20 por Redação Plox

Um juiz e outras 19 pessoas foram formalmente denunciados por envolvimento em um esquema de fraudes que visava se apropriar de heranças de pessoas falecidas. A denúncia aponta que o grupo, incluindo advogados e outros profissionais, teria falsificado documentos e utilizado sua posição de poder para facilitar o acesso aos bens deixados por pessoas que já morreram.

MP-ES Foto: Reprodução/ Google Street View

Modus operandi da fraude

Os envolvidos teriam falsificado certidões de óbito e outros documentos necessários para reivindicar os bens das vítimas. Esses documentos fraudados eram então utilizados para instruir processos judiciais falsos, nos quais o grupo aparecia como herdeiros ou representantes legais dos falecidos. Com isso, o grupo conseguia transferir para si propriedades, dinheiro e outros bens de alto valor.

Participação de funcionários públicos

Entre os denunciados, além do juiz, estão funcionários de cartórios e outros órgãos públicos, que teriam facilitado o processo de falsificação e legalização dos documentos fraudulentos. A denúncia descreve como esses funcionários permitiam que o esquema ocorresse sem levantar suspeitas, garantindo que os membros da quadrilha tivessem acesso irrestrito às informações e documentação necessárias.

Impacto e consequências do esquema

O impacto das fraudes foi significativo, com diversas famílias sendo lesadas e perdendo o direito à herança legítima. As autoridades ainda estão investigando a extensão total do esquema, mas já identificaram um número considerável de vítimas, cujas heranças foram desviadas para os integrantes do grupo criminoso.

Compartilhar a notícia

Para você
STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
POLíTICA

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas

Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.

Aos 43 anos, Fábio atinge 1.390 jogos e iguala maior marca da história do futebol
ESPORTES

Aos 43 anos, Fábio atinge 1.390 jogos e iguala maior marca da história do futebol

Goleiro do Fluminense e ídolo do Cruzeiro alcança número recorde de partidas oficiais, segundo a IFFHS, e pode se tornar o maior já na próxima rodada

Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos
EMPREGO

Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos

Registros foram excluídos do sistema oficial de pesca para evitar fraudes e manter base de dados atualizada

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco
POLíCIA

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco

Ônibus de turismo que voltava da Paraíba para a Bahia tombou após colisão com rochas; desgosto e comoção marcam acidente com vítimas fatais e dezenas de feridos