Bailarino de Lagoa da Prata conquista carreira internacional após atuar como dublê em filme pré-indicado ao Oscar
João Alves, de 23 anos, integra o Ballet de Monterrey, no México, após se destacar como dublê em longa inspirado no bailarino Thiago Soares
Por Plox
24/08/2025 13h12 - Atualizado há 3 dias
Aos 23 anos, o bailarino mineiro João Alves, natural de Lagoa da Prata, transformou o amor pela dança em uma carreira internacional. Atualmente, ele integra o prestigiado Ballet de Monterrey, no México, após ganhar visibilidade ao atuar como dublê em um filme que foi pré-indicado ao Oscar 2026.

A trajetória de João começou a tomar novos rumos em 2022, quando ele participou de uma audição para o cinema. Sem saber detalhes do projeto, realizou uma improvisação com o ator Matheus Abreu. Um mês depois, recebeu a surpreendente notícia: havia sido escolhido para ser o dublê do protagonista no longa \"Um Lobo Entre os Cisnes\".
Dirigido por Marcos Schechtman e Helena Varaki, o filme é inspirado na vida do consagrado bailarino Thiago Soares. Em cartaz nos cinemas, a produção foi pré-selecionada pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar de 2026.
Durante a preparação para o papel, João passou por mudanças visuais e meses de ensaios intensos com o maestro Manoel Francisco. “Precisamos treinar entre quatro e cinco meses. Foi um período muito especial”, relembrou.
O empenho de João durante as gravações chamou atenção de profissionais do meio artístico, o que lhe rendeu o convite para integrar o Ballet de Monterrey. “Na hora, fiquei sem acreditar. Era exatamente o que eu buscava para meu futuro”, declarou.
Natural de Lagoa da Prata, João começou a dançar aos 15 anos no Studio de Dança Juliana Soares. Após não ser aprovado na escola Bolshoi Brasil, recebeu uma bolsa integral em outra instituição e se formou na Escola Petite Danse, no Rio de Janeiro, onde estudou por quatro anos.
Antes de se mudar para o México, participou de gravações em Paris. “Foi uma experiência inesquecível. Depois disso, tive que reorganizar minha vida inteira para essa nova etapa”, contou.
Hoje, sob a direção de Yosvani Ramos, João já foi promovido a corifeu dentro da companhia mexicana. Mesmo com a rotina intensa, ele mantém vivo o vínculo com sua cidade natal. “Lagoa da Prata é parte essencial da minha história. Sempre levo comigo essa lembrança com muito carinho”, afirmou.