Damares pede que Lula, ex-presidentes e ministros falem à CPMI do INSS

Senadora amplia lista de convocados para investigação que apura fraudes e prejuízo de R$ 6,3 bilhões na Previdência

Por Plox

24/08/2025 11h50 - Atualizado há 22 dias

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganhou um novo capítulo após a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolar um requerimento para a convocação de nomes de grande peso político.


Imagem Foto: Agência Senado


Entre os solicitados estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). A parlamentar também incluiu no pedido o atual ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT-PE), além do ex-ministro Carlos Lupi (PDT).



Outros nomes que podem ser chamados a depor são ex-gestores do INSS e representantes de entidades suspeitas de envolvimento em fraudes. Entre eles aparece José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão de Lula e vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Idosos.



A comissão foi oficialmente instalada no Congresso na última quarta-feira (20). Seu foco é investigar fraudes e descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas. Segundo dados da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), o rombo estimado chega a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.


\"Queremos esclarecer como esses esquemas se consolidaram e quem se beneficiou deles\"

, afirmou Damares ao justificar o pedido.

Nos próximos encontros, os parlamentares deverão definir a lista oficial de convocados para os primeiros depoimentos, que devem abrir os trabalhos da comissão.


Destaques