Haddad critica postura dos EUA e fala em defesa da soberania

Ministro da Fazenda disse que hostilidade serve para proteger grupos golpistas e reforçou que Brasil não será 'quintal de ninguém'

Por Plox

24/08/2025 11h17 - Atualizado há 24 dias

Durante um encontro do Partido dos Trabalhadores (PT) realizado neste sábado (23), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez críticas à postura dos Estados Unidos em relação ao Brasil. Ele afirmou que a hostilidade norte-americana tem como objetivo, segundo sua avaliação,
“livrar a cara de golpistas”

.

Imagem Foto:Diogo Zacarias/MF


Haddad explicou que parte da hostilidade teve origem em grupos de direita brasileiros. Segundo ele, essas articulações, feitas por meio de trocas de mensagens, buscam dar novo fôlego político a uma agenda que tenta se reposicionar no cenário internacional.


O ministro defendeu que o país não pode abrir mão de sua soberania, enfatizando que o governo Lula (PT) tem procurado manter canais de diálogo com Washington, mas sem aceitar imposições externas.



Em sua fala, Haddad foi categórico ao afirmar que o Brasil não deve se submeter a interesses de outras nações.
“O Brasil não pode ser quintal de ninguém”

, destacou ele durante o evento.

As declarações foram registradas em meio ao debate sobre conjuntura econômica promovido pelo PT e repercutiram como um posicionamento firme do governo em defesa da autonomia nacional.



Destaques