Vacinação contra a Covid-19 segue neste sábado (25) em Valadares

A novidade é que a vacinação será para pessoas imunossuprimidas de 50 a 69 anos que tenham tomado a 2ª dose com mais de 28 dias e para os adolescentes de 15 anos sem comorbidades

Por Plox

24/09/2021 15h20 - Atualizado há mais de 2 anos

Dando continuidade à imunização dos Valadarenses a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a novidade para este sábado (25) é a ampliação da vacinação para pessoas imunossuprimidas de 50 a 69 anos que tenham tomado a 2ª dose com mais de 28 dias. Vale ressaltar que este período de intervalo de aplicação foi determinado por uma nota técnica do Governo do Estado. Os adolescentes de 15 ou mais, sem comorbidades, também começam a ser imunizados neste sábado.

Foto: Divulgação

 

Imunossuprimidos são pessoas com imunodeficiência primária grave, que realizam quimioterapia contra câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de imunossupressores, portadores de HIV/AIDS com CD4 200 céls/mm3, uso de corticóide em doses de 20 mg/dia prednisona, ou equivalente, por 14 dias, uso de drogas modificadoras de resposta imune, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para esta ação será montado um ponto de vacinação no GV Shopping 13h às 18h, e sete Estratégias de Saúde da Família (ESF) estarão abertas de 8h às 12h. São elas:

 - ESF Altinópolis III e IV;

- ESF Jardim Pérola I, II, III e IV;

- ESF Santa Helena I e II;

- ESF Santa Rita III e IV;

- ESF São Pedro I, II e III;

- ESF São Raimundo I e II;

- Sala 28.

A dinâmica da Campanha de Vacinação também segue normalmente para 1ª e 2ª dose para pessoas de 18 anos ou mais, e para os adolescentes de 15 anos ou mais, com comorbidades de 12 a 17 anos e 3ª dose para idosos de 70 anos ou mais.

É importante destacar os adolescentes precisam imprimir a autorização (em anexo), preencher todos os campos e providenciar a assinatura do responsável. Esta autorização deve ser entregue mesmo que o adolescente esteja acompanhado do seu responsável, pois ela ficará retina no local de vacinação.

Para a próxima segunda-feira (27), a novidade é que a vacinação será ampliada para 14 anos ou mais. A SMS reforça mais uma vez a importância de que todos se imunizem e assim aumente a cada dia a cobertura vacinal na cidade para que o cenário epidemiológico do município continue avançando na luta contra a Covid-19.

Destaques